6 passos para fazer sua campanha de incentivo render

 Na Categoria Marketing

Por definição, uma campanha de incentivo é uma ação comunicacional que vai motivar seu quadro de funcionários a incrementar a qualidade do trabalho em prol de um objetivo comum. Ou seja, é uma campanha interna que vai incentivar sua equipe.

Uma ação como essas exige cuidado e atenção a certos detalhes. Detalhes os quais podem fazer toda a diferença no resultado da sua campanha de incentivo. Por isso, vamos dar algumas dicas que podem dar aquela força.

1. Defina uma Meta

Perceba que a palavra usada foi “meta”, e não “objetivo”. O objetivo é sempre aumentar as vendas ou a produtividade. Ninguém faz uma campanha de incentivo para outros fins. Estabelecer uma meta, entretanto, é o que faz a diferença. Você quer aumentar quanto de vendas? 10%? 20? Quer aumentar quanto em produtividade? É necessário que você possa mensurar os seus objetivos. E você faz isso através da meta. Por isso, o primeiro passo é definir que mudanças específicas essa campanha fará para a sua empresa.

2. Facilite a Mecânica

Nunca o termo “menos é mais” se encaixou tanto em um propósito como aqui. Na hora de desenvolver uma mecânica para a sua campanha, mantenha a simplicidade. Não complique demais, pois o seu funcionário acaba perdendo o interesse. Dê uma meta, uma premiação parcial para quem atingir essa meta de alguma forma, uma forma fácil de ranquear os colaboradores e premiar os vencedores. E só.

Deixe a criatividade para dar uma roupagem atraente à campanha. Recentemente, a Academia da Marca desenvolveu uma campanha para a rede joalheira The Graces, onde o objetivo era usar os 5 sentidos para otimizar a qualidade de vendas. Fizemos uma mecânica simples, onde o grande barato estava na temática. Isso gerou motivação, incentivando a equipe, que conseguiu não somente bater as metas propostas, como também superou esses números de forma surpreendente.

3. CUIDADO! Não desmotive deu colaborador.

Por se tratar de uma ação que geralmente tem caráter competitivo, é muito fácil desmotivar um funcionário que não vem demonstrando um bom desempenho em relação aos seus colegas. Se ele perceber que não tem chances de ganhar, ele reduz o esforço. E isso não é bom para o cumprimento das suas metas de venda que foram estabelecidas lá no item 1.

Por isso, é necessário que a sua mecânica leve em consideração todos os seus colaboradores. O trabalho em equipe costuma resolver esse problema. Estabeleça uma meta geral para toda a empresa e premie, mesmo que de forma mais modesta, até o retardatário do seu time.

Na campanha “A União faz o Dobro”, desenvolvida para o nosso cliente Reprel, todos os funcionários, até os que não eram vendedores, eram premiados no caso de a loja bater a meta do período. Com isso, todo mundo colocava a equipe para cima, acendendo a motivação para que o resultado em vendas fosse um benefício para o coletivo. Com isso, todos os funcionários, até mesmo os que não afetavam diretamente o desempenho em vendas, tiveram sua importância, e isso deu um super gás para os vendedores.

4. Premiação

Na hora de escolher os prêmios para a sua campanha, é necessário prestar atenção em dois detalhes.

Evite oferecer prêmio em dinheiro. Além de parecer preguiçoso, não desperta o interesse do colaborador com a mesma intensidade que um serviço ou produto poderiam despertar. Isso sem contar que, por lei, os prêmios em dinheiro devem ser registrados em carteira, gerando custos desnecessários.

O segundo cuidado que você deve tomar é no valor do prêmio. Para o prêmio final, é importante que você escolha algo que realmente dê peso à sua campanha e que tenha a ver com todo o conceito criativo que foi desenvolvido para motivar seu quadro de funcionários. O custo ideal é de pelo menos 20% do salário bruto do colaborador. Caso haja uma diferença muito grande entre os funcionários, tire uma média e defina o valor com base nesse cálculo.

5. Plano de Comunicação

Uma campanha de incentivo continua sendo uma campanha publicitária. Por isso, é necessário que haja um esforço de comunicação para motivar constantemente os seus colaboradores.

Utilize canais de comunicação que atinjam diretamente o seu público, mas lembre-se de que o cliente não faz parte desse público. Se você tem um e-mail corporativo, faça uso dele para anunciar cada etapa do processo, envolvendo o seu colaborador de forma mais efetiva e motivando seu time constantemente. Caso haja vestiários ou cozinhas onde haja circulação exclusiva da sua equipe, aproveite também. Lembre-se que, nesse momento, o seu público-alvo é cada um dos seus funcionários.

6. Encerre em grande estilo

Faça da sua campanha um grande evento. Coloque seu funcionário vencedor lá em cima, valorizando o trabalho dele não apenas com um prêmio, mas com o reconhecimento. Isso vai motivar não apenas quem ganhou, mas também toda a sua equipe, que retomará o esforço quando houver um próximo incentivo.

Aproveite para contar com a ajuda da Academia da Marca na hora de desenvolver uma campanha de incentivo e otimizar o seu resultado tanto em vendas quanto em qualidade de trabalho.

Até a próxima!

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