7 informações indispensáveis para começar a atender via Whatsapp

 Na Categoria Marketing

Lançado em 2009, o Whatsapp permite hoje a troca de mensagens de texto, áudio, envio e recebimento de arquivos multimídia e ligações telefônicas via internet. Tanto recurso deveria ser um chamariz potencial para que as empresas começassem a trabalhar com a plataforma, mas muitos empreendedores ainda resistem ao uso do aplicativo para fins profissionais ou comerciais.

Acontece que a plataforma, que foi comprada pelo Facebook em 2014, é a maneira perfeita para que você possa desenvolver um relacionamento muito mais próximo com seu cliente, o que torna possível a fidelização, gerando crescimento para a sua empresa.

Por isso, algumas dicas se fazem essenciais para que você possa começar hoje mesmo a disponibilizar essa forma de comunicação e dar mais um passo em direção ao desenvolvimento do seu negócio.

1. Pergunte primeiro

Antes de começar a chamar seus clientes pelo aplicativo, é melhor solicitar a autorização de cada um deles. Isso porque o Whatsapp é uma ferramenta de uso predominantemente pessoal, e a inserção de empresas no meio pode ser vista como uma invasão de privacidade para os mais desavisados. Por isso, pergunte antes e evite incômodos.

Caso o cliente seja o primeiro a iniciar o contato pelo programa, fica até mais fácil. Você pode dar continuidade ao papo e desenvolver seu relacionamento a partir daí.

2. Tenha um número exclusivo

A segregação dos contatos pessoais e profissionais faz toda a diferença para o seu atendimento via Whatsapp. Não somente por permitir uma organização mais metódica, mas também para que haja um controle mais incisivo no seu atendimento.

Por exemplo, você pode estabelecer um horário de atendimento e, quando a hora chegar, mudar o status de “disponível” para “off-line”, permitindo que você converse com um amigo sobre o jogo de futebol na quarta à noite. Mas lembre-se de deixar bem clara essa disponibilidade de horário para que o cliente não fique insatisfeito ao não obter resposta para uma solicitação feita às 11 da noite.

3. Salve seus contatos

É importante que você saiba com quem está falando. Salvando os contatos, você pode chamar seus clientes pelo nome, prestar um atendimento mais personalizado e oferecer opções mais condizentes com as expectativas do consumidor.

Por isso, é importante que, além de salvar os contatos, você mantenha salvo o histórico de conversa, o que vai ajudar e muito a sua memória na hora de retomar conversas que estavam pausadas há um determinado tempo, o que permite um atendimento ainda mais inclusivo, superando as expectativas do cliente, podendo levar até à fidelização.

4. Grave respostas prontas

Se, no âmbito pessoal, já é super desagradável ficar esperando a pessoa que está digitando eternamente uma mensagem para você, imagine se estiver falando com uma empresa! Você não quer causar esse desconforto ao seu cliente, não é mesmo? Por isso, agilidade é essencial.

Para facilitar, tenha um arquivo de respostas rápidas gravado no celular. Assim, você pode copiar e colar informações que você costuma repassar com frequência, o que torna seu atendimento mais dinâmico, garantindo a satisfação do consumidor e fazendo com que ele volte a procurar pela sua empresa.

5. Mande áudios curtos

As mensagens de áudio são muito mais fáceis de enviar, mas exigem uma atenção que o usuário tem dificuldade para depositar. Por isso, o ideal mesmo é evitar usar a voz. Mas, se for usar, seja direto e objetivo, mantendo a mensagem curta.

Ou seja, se tiver mais de 15 segundos, já é longa demais.

6. Terceirize

O atendimento via Whatsapp é tão importante quanto atender via telefone ou e-mail. Por isso, se for possível, contrate um profissional que dedique seu tempo exclusivamente ao aplicativo. Assim, tornará possível otimizar o seu atendimento, fazendo dessa profissionalização um grande passo rumo ao crescimento da sua empresa, além de assumir um posicionamento de mercado mais de olho no futuro.

7. Web Whatsapp

Existe uma ferramenta que permite o uso do Whatsapp através do computador. O Web Whatsapp funciona perfeitamente, oferecendo as mesmas ferramentas disponíveis via celular ou tablete. Para fazer o programa funcionar, basta uma conexão segura e firme de wifi. Com ambos os dispositivos conectados na mesma rede, será possível realizar a integração entre o seu equipamento. É tudo uma questão de tempo.

No mais, basta tomar cuidado com a forma e a linguagem usadas para atender, o que refletirá diretamente na sua marca, seja de forma positiva ou negativa.

Até a próxima!

Matérias

Deixe uma resposta