As 5 melhores datas do ano para ganhar dinheiro

 Na Categoria Marketing

A sazonalidade é uma característica do mercado que conspira a favor do seu negócio. Isso acontece porque é possível planejar suas ações de comunicação para todo o ano. Através desse planejamento anual, você consegue fazer uma análise mais precisa sobre as necessidades que cada época desenvolve, o que permite que as suas campanhas acertem o alvo com muito mais facilidade.

A Academia da Marca se preocupa muito com o sucesso do seu negócio. Por isso, vamos levantar algumas informações super relevantes para ajudar você a aproveitar da melhor forma possível as datas que mais movimentam o comércio no decorrer do ano.

1. Carnaval

Também conhecido como “a festa da carne”, o carnaval é uma data que celebra a alegria e o prazer. Essa temática, se abordada de uma forma coerente, pode ser utilizada para promover a sua marca de formas criativas, como a Bombril, que aproveitou o hit “Dançando” da cantora Ivete Sangalo e criou a “Dança da Limpeza”, explorando uma nova forma de se curtir a época da folia.

2. Dia das Mães

Essa é a segunda data mais movimentada do circuito comercial. Perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães mexe com o emocional do consumidor de uma forma muito poderosa, o que se torna uma grande oportunidade para dar uma turbinada nas suas vendas, principalmente se você trabalha com um público predominantemente feminino.

Para essa data, a emoção é a palavra-chave. Promova a gratidão, o amor incondicional, a cumplicidade. Mostre que o consumo da sua marca é a saída mais eficaz para representar todo o amor entre o cliente e a mãe dele.

3. Dia dos Namorados

Essa data, que causa controvérsia por conta de sua origem (acredita-se que foi criada com o único propósito de gerar movimentação comercial no mês de junho), continua sendo uma das mais importantes do ano, já que realmente agita o mercado na época.

Os publicitários costumam trabalhar essa data através da identificação. Ou seja, são criadas histórias e situações do dia-a-dia que têm tudo a ver com formas específicas de amor a fim de fazer com que o target consiga se colocar no lugar dos personagens das campanhas e acabe se convencendo que determinada marca/empresa é a forma mais inteligente e romântica de comemorar o dia dos namorados.

Em resumo, toda marca tem potencial para fazer parte de uma história de amor. Por isso, explore essa possibilidade na hora de preparar uma campanha de comunicação para celebrar o dia mais “romântico” do ano.

4. Dia dos Pais

O maior desafio para se comunicar no dia dos pais é fugir do clichê. Algumas questões, entretanto, sempre são uma saída para quem procura trabalhar a data de uma forma emotiva e criativa, mesmo quando se aperta uma tecla repetida.

Como principal objetivo, as campanhas publicitárias para o dia dos pais procuram mostrar que um pai é muito mais que um provedor que trabalha o dia inteiro e fica vendo futebol na televisão enquanto pede uma cerveja para a esposa. Por isso, os comunicadores aproveitam a festividade para mostrar que a maior relevância do pai está na proteção e na segurança dos filhos. Normalmente, o maior comparativo para a participação paterna na vida de uma pessoa é o uso da imagem do herói. Mas existem várias outras formas originais e criativas de se trabalhar essa sensação. Cabe ao criador o trabalho de encontrar uma maneira de encaixar o seu serviço ou produto nesse relacionamento.

5. Natal

Acho que não é muito difícil deduzir que essa é a data mais importante do ano para o seu negócio. Independente do ramo de atuação, o Natal é sempre uma oportunidade de fechar o seu ano com chave de ouro. Por isso, aproveite a época para investir na sua marca e não perca nenhuma oportunidade.

O primeiro passo para o desenvolvimento de uma campanha de Natal é encontrar formas irrecusáveis de fechar negócio. Seja através de um desconto ou de uma promoção, o investimento na condição de pagamento é sempre um benefício que pode se tornar o grande diferencial da sua comunicação.

E não é só isso. Aproveite para enfeitar seu ponto de venda ou seu e-commerce de acordo com a temática. Sinos, guirlandas, papais-noel, árvores… tudo conta na hora de dar cara de Natal à sua marca. Assim, você lembra seu cliente que está na hora de ele fazer um investimento também: investir nas pessoas que ama através de presentes vendidos pela sua empresa.

A sazonalidade é uma grande vantagem para o ano do empresário. Isso porque toda data comemorativa é uma oportunidade para você alavancar as suas vendas. Mas não se deixe limitar pelas restrições de cada data. É completamente possível aproveitar o dia das mães para vender produtos masculinos, por exemplo. É uma questão de ponto de vista e de encontrar saídas criativas de se encaixar sua marca na data em questão.

De qualquer forma, você sempre pode contar com a expertise da Academia da Marca para desenvolver uma campanha esperta e ajudar você a estabelecer as melhores formas de se comunicar com seu público e dar aquela alavancada nas vendas.

Até a próxima!

Matérias

Deixe uma resposta