Como conquistar o consumidor da classe C

 Na Categoria Marketing

Nos últimos anos, houve uma mudança significante na distribuição de renda no Brasil. Com isso, a grande maioria da população que era considerada classe D ou E se tornou classe C, o que despertou o interesse e a atenção de grande parte dos empresários e comerciantes.

Acontece que, mesmo se tratando de uma maioria esmagadora da demografia nacional, é importante que saibamos como nos comunicarmos com ela, já que suas decisões de compra afetam diretamente os negócios de muito empresário.

Então chegou a hora de entender alguns detalhes sobre o comportamento de consumo desse grande target, para adaptar suas estratégias de comunicação e mercadologia às necessidades e aos desejos do consumidor, gerando aumento nas vendas e otimização da imagem do seu negócio perante o mercado.

1. A diferença pode estar no preço

Por se tratar de um público cujo orçamento está apertado constantemente, é necessário que o seu preço seja competitivo. Para o consumidor de classe C, cada compra é pensada criteriosamente para que não haja comprometimentos significantes no planejamento financeiro. Por isso, explore as possibilidades de aumentar seu volume de vendas através do bolso do seu target.

2. Direto e reto

Para esse público, o que faz a diferença é oferecer benefícios reais ao seu produto ou serviço. O valor agregado através da comunicação conceitual não é uma estratégia efetiva para conquistar a preferência da classe C. Por isso, ofereça vantagens reais e faça propostas sólidas. Assim, seu consumidor ficará conquistado e terá uma tendência maior a fechar negócio com a sua empresa.

3. Amor Condicional

O cliente classe C é aquele cara que tem um gosto requintado, mas que nem sempre pode bancar esse requinte. Por isso, dê a ele uma oportunidade. Ofereça condições facilitadas de pagamento, permitindo que ele possa ter acesso àquele produto que você quer tanto vender.

4. Qualidade Indiscutível

A classe C também faz questão de obter produtos com qualidade. Não é só o preço ou a forma de pagamento que convencerão esse consumidor a efetivar a compra. Nesse caso, use o discurso a seu favor. Mostre para ele que o seu produto tem a melhor combinação entre custo e qualidade. Deixe-o experimentar, se possível, já que o consumidor brasileiro tem o hábito de “ver com os dedos” antes de tomar a decisão de compra. Explore a seu favor esse momento em que o seu cliente ainda não está certo de sua escolha.

5. Coloque-se à disposição

Por se tratar de um público que anda na linha tênue entre riqueza e pobreza, a insegurança é natural. É importante, portanto, que você esteja pronto para prestar a assistência que seu cliente precisa na hora H. Isso contribui não somente com a efetivação da compra no momento do atendimento, mas também fortalece o relacionamento entre seu cliente e a sua marca, gerando crescimento para o seu negócio através da fidelização.

Até a próxima!

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