Como extrair o melhor das mídias sociais para alavancar sua empresa

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Ainda novata no pool de meios de comunicação, a mídia social não precisou de muito tempo para mostrar o seu valor. Da mesma maneira que ela faz parte da vida e do cotidiano das pessoas, ela também se tornou uma ponte entre as empresas e seus clientes e consumidores.

A segunda melhor parte sobre o uso de redes como Facebook, Twitter e afins é que a maioria dos recursos que elas oferecem é gratuita. E até mesmo os recursos pagos podem ser baratos. Já a melhor parte é o fato de as redes sociais aproximarem o relacionamento entre cliente e empresa.

Acontece que as mídias sociais que se encontram disponíveis atualmente têm características diferentes e precisam ser tratadas com muito cuidado para não acabar prejudicando a sua própria marca. Ainda bem que você lê o blog da Academia da Marca! Vamos explicar como aproveitar o melhor que cada uma das principais redes sociais tem a oferecer, proporcionando a você a possibilidade de impulsionar os seus negócios. Vamos lá!?

Facebook

Considerada a mais popular das redes sociais, o Facebook se tornou uma ferramenta de comunicação essencial e indispensável na gestão de comunicação do empreendedor atual. Ou seja, se você ainda não criou uma fanpage para a sua empresa, pode ir abrindo uma aba do seu navegador e começar a cadastrar.

Se você já possui uma página para a sua marca, muito bem! Mas não basta ter, tem que participar. Afinal de contas, esse é o propósito de desenvolver uma presença online. Por isso, é necessário que você alimente a sua página com conteúdo pertinente à proposta da sua empresa. Por exemplo, se você possui uma deliciosa casa de empadas em um tradicional shopping da cidade, você pode compartilhar matérias que mostram como o consumo de empadas é benéfico à saúde. Você também pode realizar promoções online, oferecendo descontos especiais a quem falar que viu a promoção no Facebook. E isso sem contar que é de extrema importância que você responda a todos os comentários e a todas as mensagens que foram direcionadas à sua marca, já que o relacionamento é a maior chave para o sucesso do seu negócio na internet.

Twitter

Parece difícil, mas o limite de 140 caracteres não impede ninguém de fazer sua marca ter forte presença no Twitter. O problema é que existem muitos usuários da plataforma que, na preguiça de sintetizar, acabam dividindo um texto de 1400 letras em 10 tweets seguidos. Por conta disso, muitas empresas acabam perdendo popularidade na rede do passarinho e preferem desistir de continuar trabalhando na rede.

Vamos não fazer isso! O Twitter é uma ferramenta que preza pela objetividade. Ir direto ao ponto é o que vai determinar o sucesso da sua marca na rede. Por isso, é importante não encher sua timeline de conteúdo e nem levar 10 tweets para transmitir uma única mensagem que poderia ter sido resumida dentro dos 140 caracteres. Se você acha que é realmente necessário se estender, deixe uma chamada e um link externo para algum lugar onde o seguidor poderá ler o seu conteúdo completo sem fazer spam.

Instagram

Não se deixe enganar pelo estilo descolado do Instagram. Apesar de não ser a mídia social mais popular no âmbito empresarial, o aplicativo é uma ponte que integra todas as outras redes de forma inteligente e harmônica, permitindo que você consiga atingir variados públicos em uma só postagem.

Através da integração, você pode gerar mais seguidores para todas as mídias sociais das quais participa. Por isso, aproveite que o aplicativo é extremamente visual e encha os olhos do seu consumidor. Se você souber utilizar a ferramenta de forma a valorizar os padrões estéticos daquilo que quer vender, é possível dar uma significante alavancada na presença online da sua empresa.

Linkedin

De todas as redes sociais que existem nos dias de hoje, Linkedin é, de longe, a mais difícil de se trabalhar. Mas não desanime! Ele também pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento da sua empresa.

Dedicada ao relacionamento profissional entre empresas e talentos, o Linkedin é diferente do resto porque o público a atingir não é o consumidor, mas sim o fornecedor. Por isso, você pode utilizar a ferramenta com a finalidade de conhecer aquele engenheiro que você tanto precisa para impulsionar uma área específica da sua empresa, ou para encontrar um estagiário com grande talento e pouca experiência que você quer treinar e desenvolver para um projeto a longo prazo.

Portanto, se você quer encontrar o melhor, também é necessário que ofereça o melhor. Os profissionais de hoje em dia querem vestir a camisa da empresa onde trabalham. E eles avaliam isso ao verificar a página da sua empresa na rede social. Eles querem saber o quanto você valoriza o relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho. Também querem saber se você está disposto a negociar algumas flexibilidades ou até mesmo o salário. Eles buscam informações sobre os valores que você busca para analisar se a sua filosofia é compatível com a deles. Tudo isso é de extrema importância para que você possa encontrar os mais qualificados profissionais disponíveis, culminando no resultado que você deseja para oferecer ao seu cliente a qualidade que você tanto quer oferecer.

Mas, acima de qualquer coisa, o maior cuidado que você deve ter na hora de trabalhar em qualquer mídia social é a forma que as suas mensagens são interpretadas. Comunicação não é apenas o que você fala, mas também o que o receptor entende. Por isso, entenda que toda a exposição que as redes sociais proporcionam vão trazer resultados. Cabe a você descobrir como extrair o resultado mais positivo possível.

Gostou? Continue nos seguindo! Semana que vem tem mais.

Até a próxima!

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