Domine a arte do Networking

 Na Categoria Marketing

Mas não são só os tímidos que encontram dificuldades em desenvolver um networking em prol de sua carreira ou de sua empresa. Muita gente extrovertida e simpática não consegue separar o pessoal do profissional e acaba deixando de lado esse braço tão importante para o crescimento por medo de parecer interesseiro ou até mesmo intrometido.

Para isso, desenvolvemos um guia com algumas dicas essenciais que vão ajudar você a otimizar suas habilidades sociais e fazer dos seus relacionamentos interpessoais grandes oportunidades de negócio para a sua empresa.

1. Reconecte

Se você não sabe como conectar, comece reconectando. Comece reatando relações com pessoas que você já conhece. Amigos de infância, colegas de faculdade ou ex-colegas de trabalho são pessoas que fizeram parte da sua vida e proporcionaram grandes momentos com você. Utilize esses laços para enriquecer sua base de contatos, pois você nunca sabe quando pode precisar daquele auxílio luxuoso.

2. Desconecte

Você sabia que existe vida além da internet? Talvez seja hora de ficar off-line e descobrir os prazeres que o mundo oferece. Sair de casa é um passo essencial para o desenvolvimento de uma vida social, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Não que esses dois âmbitos sejam distintos entre si. Mas vamos deixar essa questão para um próximo tópico. De qualquer forma, ao se desconectar e se dedicar a uma vida fora da internet, você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas, o que possibilita novas conexões (!) para o seu networking.

3. Apareça

Não se permita tornar invisível. Quem aparece é lembrado. Marque presença na vida das pessoas que quer manter por perto. Torne-se inesquecível, inevitável e indispensável para elas. Não deixe de ir a uma festa de aniversário com um monte de gente que você não conhece ou àquele happy hour no outro lado da cidade só por comodidade. Sair da zona de conforto é sempre o primeiro passo para o desenvolvimento. E aqui não é diferente. Na hora de conhecer uma pessoa nova, apresente-se. Permita que saibam quem você é e o que você pode fazer pelas pessoas. Permita que saibam de que forma você pode ser útil e necessário.

4. Cresça

Não adianta nada todo mundo saber quem você é se você não for uma pessoa interessante. Torne-se algo a mais. Torne-se aquela pessoa que você deseja ter por perto. Enriqueça seu conhecimento, tanto em termos técnicos quanto culturais. Veja mais filmes. Vá a exposições. Leia mais livros. Aprenda coisas novas. Enriqueça seu cérebro, pois ele será muito importante na hora de ampliar seu networking. As pessoas costumam gostar mais de quem tem mais a oferecer, mas não apenas em serviços, favores ou conhecimento técnico. É quase como se você tivesse que saber de tudo um pouco.

5. Desapareça

Nem sempre você consegue conquistar o interesse de todo mundo. Às vezes, aquela pessoa simplesmente não está interessada em manter contato com você, independentemente do motivo. Então é importante que você saiba a hora de parar de insistir e partir para a próxima. Não é pecado desistir. Pecado é desistir da pessoa errada na hora errada. Pecado é não tentar. Mas pecado também é ficar em cima de alguém que não está disposto a construir um relacionamento. Esse tipo de atitude é desgastante para os dois lados, além de correr o risco de manchar a sua reputação.

6. Misture

Networking é uma combinação de relação pessoal e profissional. Por isso, não tenha medo de se tornar amigo de um possível fornecedor ou de um cliente potencial. É esse tipo de aproximação que tornará muito mais fácil o desenvolvimento do seu negócio e da sua carreira. Por isso, misture. Dê conselhos amorosos. Chame para tomar uma cerveja. Faça piadas.

7. Separe

Tome cuidado! Na empolgação de se manter uma amizade com um contato profissional, é muito fácil errar o momento. Saiba que, mesmo misturando tudo, é importante saber separar. Se é hora de falar de trabalho, fale de trabalho. Se for para falar da vida pessoal, pode se soltar mais. É tudo uma questão de saber a hora certa de tomar cada postura.

 

Até a próxima!

Matérias

Deixe uma resposta