Entenda como o jogo Pokémon Go pode fazer você ganhar dinheiro.

 Na Categoria Marketing

Saiba como usar o aplicativo mais popular dos últimos dias a favor da sua marca antes mesmo de chegar ao Brasil.

O Pokémon Go, aplicativo que usa a tecnologia de realidade aumentada para divertir os usuários, ainda não chegou no Brasil, mas já é um dos assuntos mais discutidos no meio publicitário, já que oferece às empresas varejistas uma forma tentadora de aumentar o movimento e as vendas aos empresários locais.

Para que a compreensão deste conteúdo seja mais efetiva, vamos começar pelo começo, explicando como funciona a Realidade Aumentada, passando pelo funcionamento do aplicativo Pokémon Go, finalizando com a aplicação do marketing para a sua empresa no jogo. Portanto, se você já tem pleno conhecimento sobre a ferramenta de Realidade Aumentada e já sabe como funciona o jogo da Niantic, fique à vontade e pule para o capítulo 3. Prometo não ficar ofendido.

1. A Realidade Aumentada

Em resumo, o que define a Realidade Aumentada é a integração entre elementos reais e virtuais. A tecnologia da RA permite que alguns elementos pertencentes apenas ao mundo virtual passem a fazer parte de cenários verdadeiros.

A origem da RA está nas etiquetas com códigos de barra. O formato com as linhas verticais não estava mais suportando o volume de informações que os produtos precisavam carregar consigo. Por isso, criou-se um sistema bidimensional, também conhecido como QR Code, que é capaz de armazenar muito mais bites de informação do que o bom e velho código de barra.

Para que a Realidade Aumentada funcione, é necessário o código, como o QR Code, um dispositivo que faça a leitura, como uma câmera ou um laser, e um software para interpretar as informações contidas no código e criar a nova realidade. Com esses três elementos alinhados, a RA se torna possível e real, como aconteceu com a mais nova febre do momento, o jogo Pokémon Go.

2. Pokémon Go

Funciona assim. Você abre o programa, e um mapa mostra onde os Pokémons estão localizados. Você vai até o local com o dispositivo móvel e mira para o local com a câmera. Através dela, você verá o monstrinho e jogará a pokebola, capturando o bichinho para a sua coleção. O objetivo do jogo, no final das contas, é capturar a maior quantidade possível de Pokémons.

Eles podem estar em qualquer lugar. Na rua, dentro de casas, igrejas, hospitais. Essa versatilidade promovida pelo jogo é o que está causando tanto alvoroço na internet desde o lançamento do aplicativo.

Eles podem, inclusive, ser encontrados dentro de lojas, restaurantes, estabelecimentos comerciais, forçando o usuário a adentrar para capturar os monstrinhos. É aí que entra a sua chance de aumentar suas vendas através do aplicativo.

3. Como ganhar dinheiro com o Pokémon Go

O aplicativo ainda não chegou no Brasil, mas é bom estar preparado, já que pode ser lançado a qualquer minuto. O primeiro passo para aproveitar essa febre que está tomando conta da internet mundial é adaptar sua marca ao momento. Definir seu estabelecimento como um local “pokemon go friendly” pode ser uma saída inteligente e barata (até gratuita) de se posicionar em relação ao mercado.

Em seguida, comece a estudar a possibilidade de se comprar um recurso chamado “módulo de atração”, que coloca diversos Pokémons localizados dentro da sua loja, o que pode se tornar um grande chamariz, já que o público estará em polvorosa na busca de mais um monstrinho para sua coleção. Nos Estados Unidos, um gerente de uma pizzaria gastou 10 dólares com esse recurso e teve um aumento de 75% nas vendas.

Você também pode promover a atração de clientes através de promoções e ações publicitárias que posicionem o seu negócio, como gincanas, eventos e a venda de produtos relacionados à franquia.

Por isso, prepare-se, pois você pode estar prestes a gerar uma grande movimentação a favor do seu negócio, já que grandes potenciais clientes estarão às ruas em breve procurando pelo próximo Pokémon para caçar. Você pode contar com a Academia da Marca para desenvolver toda sorte de ações de comunicação para que você não fique de fora dessa.

Até a próxima!

Matérias
Comentários
  • Lucas
    Responder

    Boa! essa Nintendo sabe o que faz

Deixe uma resposta