Geração Alpha – Os consumidores do futuro

 Na Categoria Marketing

Segundo estudos antropológicos, as pessoas nascidas a partir de 2010 configurarão uma nova geração de consumidores: a Geração Alpha. Diferente da Geração Z, nascida a partir da segunda metade da década de 1990, os Alphas são mais novos que o conceito de smartphone, o que os deixa ainda mais adaptados ao uso da tecnologia. Com tanto acesso à informação, o perfil psicológico dessa galera está se tornando claramente diferente dos seus antecessores.

Por isso, é importante que você compreenda os desafios e as facilidades que estão por vir nos próximos anos. No post de hoje, vamos pontuar alguns atributos que merecem a sua atenção se quiser conquistar a preferência de um Alpha daqui a uns 10 ou 15 anos.

A informação a um toque de distância

Os Alphas nasceram depois do iPhone. Por não terem noção do que havia antes do touchscreen, eles vêem a tecnologia como algo totalmente integrado ao cotidiano. Isso faz com que eles tenham pleno domínio sobre o uso de ferramentas como o Google, o que os torna muito mais receptivos à informação de última hora. Essa característica está construindo uma geração que resolve suas dúvidas através da internet.

Incansáveis questionamentos

Não tem mais essa de cegonha. Se você presta uma informação que não satisfaz um Alpha, ele certamente correrá atrás da verdade. Por isso, não dá mais para tentar enganar esses espertinhos. Segundo a psicóloga Fernanda Fúria, as crianças nascidas depois de 2010 são, de fato, evoluídas. “Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes”, comenta. Por conta desse aspecto, estamos criando seres humanos que entendem melhor as diferenças. Da mesma forma, essas crianças exigirão um respeito maior pela individualidade. O que nos leva ao terceiro item.

Independência ou Independência

Nas escolas, a tendência será a de ensino customizado, o que mudará o foco das instituições de ensino. Ao invés de serem centralizados no conteúdo, a atenção será voltada para a criança. Por isso, um Alpha poderá desenvolver suas habilidades naturais de forma mais livre, formando adultos que se dedicarão aos seus talentos desde cedo.

O acesso à informação que um Alpha aprendeu a desenvolver desde o nascimento é a maior arma que ele terá em sua vida adulta. Isso porque o conhecimento gerado através da internet provoca uma independência que faz toda a diferença durante a fase de formação de sua personalidade. Independência tal que será transformadora nas relações trabalhistas, que deixarão de ser verticalizadas para formar profissionais mais autônomos.

A Geração Alpha chegou ao mundo para executar uma grande transformação na sociedade. Essa responsabilidade ainda não pode ser vista com clareza, já que estamos falando de crianças de, no máximo, 6 anos de idade. Mas isso não nos impede de percebermos o potencial que elas têm de construir um mundo com muito mais respeito, igualdade e sabedoria. Por isso, preste atenção nas crianças de hoje, já que elas se tornarão o seu cliente amanhã e poderão elevar o seu negócio a níveis astronômicos.

Até a próxima!

Matérias

Deixe uma resposta