In Game Advertising – Conheça a Publicidade dentro dos games!

 Na Categoria Marketing

É comum ver ações de publicidade nos maiores meios de comunicação. Estamos acostumados a escutar aquela chamada no rádio quando uma onda de músicas se encerra, uma propaganda enquanto ocorre o comercial na TV e até mesmo antes do filme no cinema e nos vídeos do Youtube. Mas, hoje algo está surgindo com força total, o In Game Advertising!

O In Game Advertising ou simplesmente IGA,  é  a publicidade dentro dos jogos eletrônicos! No primeiro momento chega a ser estranho imaginar algo do nosso ‘mundo real’ fazendo parte daquele mundo virtual que tanto gostamos, seja em um outdoor na cidade fictícia, na revista que é achada no meio de uma campanha ou uma latinha de refrigerante que o protagonista esteja tomando. O impacto que isso traz para a marca é enorme! Afinal, quem não gostaria de estar consumindo o mesmo produto que o herói, vilão ou personagem do seu jogo preferido?

O primeiro IGA

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O IGA dentro do jogo James Pond, de 1991, é considerado primeiro IGA comercial da história (estamos falando de comerciais pagos. Antes em 1978, Adventureland colocou um IGA para promover o próximo jogo da empresa, o Pirate Adventure), a ideia deu tão certo, já que na época quem era o consumidor de video-games era um publico infanto-juvenil, as vendas desses biscoitos americanos cresceram significantemente!

 IGA nos games de hoje

Hoje, estamos cada vez mais acostumados com esse tipo de propaganda. O mercado de jogos esta cada vez mais aberto para implementar a publicidade dentro dos seus games. Temos jogos como Forza Motorsport onde os carros são licenciados, com modelos fiéis aos originais e até mesmo com adesivos ou pinturas de marcas famosas, imitando os carros da vida real,

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Neste exemplo do Forza, temos o Holden Red Bull Racing! É incrível o impacto que sua marca pode ter caso ela apareça assim em um jogo. Tanto a Red Bull quanto a Holden ganharam visibilidade e a atenção do público gamer, afinal, toda vez que selecionarem o carro, eles estarão vendo as duas marcas o tempo todo! 

Outros exemplos que temos de forma extremamente bem-sucedida é o lançamento de músicas dentro dos jogos junto com o lançamento deles. Pegamos o exemplo de Sacred Worlds do Blind Guardian, que lançou sua música em forma de recompensa dentro do jogo após a realização de algumas missões, fazendo a música se tornar popular e clássica que é tocada até hoje em seus shows! Outro exemplo mas liberado de forma diferente, é a música Carry On do Avenged Sevenfold, lançada junto com um dos trailers de Call of Duty: Black Ops 2.

 

Blind Guardian Lançou Sacred Worlds no jogo Sacred 2 de 2010

 

Avenged Sevenfold Lança a música Carry On junto com o Call of Duty Black Ops 2 de 2012

 

 

Porque vale a pena usar IGA? 

Nos últimos 10 anos, os números gerados pelo In game Advertising só estão subindo! Em 2006, foram gerados U$80 Milhões de dólares! 10 anos depois, de acordo com a Forbes, é esperado que tenha um crescimento de U$7.2 Bilhões de dólares! É um valor incrível para um espaço de dez anos. Imagine esse número como será expressivo em 2026!

É importante  ficar de olho em todas as formas de realizar uma ação publicitária, arriscando novas ideias e novos lugares para dar as caras com a sua marca pode ser o diferencial para te fazer chegar longe!

Até a próxima!

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Comentários
  • Vanderlei Gomes Correia
    Responder

    Ótima matéria… ótimo texto… conteúdo bacana… Parabéns! Difícil achar um site que trabalhe tão bem um conteúdo do tipo e ainda estabeleça uma relação, de certa forma, amigável com o leitor durante seu texto! Gostaria de ver mais matérias com temas semelhantes a esse e gostaria de dar os parabéns ao redator do site!!! Abraço!

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