Instagram Stories x Snapchat – A batalha das mensagens temporárias

 Na Categoria Marketing

Mal o Instagram lançou sua mais recente atualização, e as mídias sociais já estão em polvorosa com a verdadeira declaração de guerra que o aplicativo de fotografias do Facebook travou contra o Snapchat.

Por isso, nada mais justo que fazer uma breve análise sobre o que o aplicativo do Zuckerberg acaba de apresentar em comparação ao fantasminha e entender de forma mais assertiva quem sai na frente nessa batalha.

1. Layout

Em termos de layout, o Snapchat sempre deixou um pouco a desejar, já que não oferece simplicidade na distribuição de informações e recursos. O Instagram, por outro lado, facilitou e muito a disponibilização, compreensão e o uso da nova ferramenta, além de ter um visual mais dinâmico e orgânico. Ponto para o Instagram.

INSTAGRAM 1 x 0 SNAPCHAT

2. Filtros

Nem todos os filtros que o instagram dispõe na publicação clássica de fotos e vídeos está no Stories. Isso já é um ponto contra o Zuckerberg. Além disso, o Snapchat oferece as estampas locais e alguns recursos como temperatura, horário, velocidade, etc. Dessa vez, quem leva é o fantasma.

INSTAGRAM 1 x 1 SNAPCHAT

3. Recursos de Imagem

A proposta desse formato de mídia social é a velocidade na transmissão da informação. A foto não precisa ser lá muito elaborada, e nem os recursos adicionais à imagem. Por isso, tanto o Snapchat quanto o Instagram oferece uma gama limitada de opções. Para o “Insta”, o ponto positivo vai para a opção de lápis neon. Para o “snap”, o ponto a favor vai para a variedade de cores que o programa oferece. Pode empate? Pode, sim!

INSTAGRAM 2 x 2 SNAPCHAT

4. Recursos de Texto

Ambas as aplicações publicam as imagens em tela cheia, impossibilitando a legenda de forma tradicional como o Facebook, por exemplo. Para resolver isso, os recursos de texto dentro da própria foto ou vídeo são importantíssimos para a aceitação do público. Infelizmente o Instagram ainda não oferece muitas opções nesse sentido. Já o Snapchat permite três formatos diferentes de texto, além de permitir a alteração de cor.

INSTAGRAM 2 x 3 SNAPCHAT

5. Privacidade

Enquanto o Instagram Stories se limita a visualização pública e privada da mesma forma que os seus recursos pré-existentes, o Snapchat permite que o usuário envie mensagens instantâneas a pessoas específicas, além de permitir a conversa entre apenas dois usuários. Ou seja, por enquanto, só dá para trocar os famosos “nudes” através do snap.

INSTAGRAM 2 x 4 SNAPCHAT

6. Busca de Usuários

Enquanto o Instagram oferece uma busca bastante eficaz de usuários, o que facilita para quem gosta de seguir famosos, por exemplo, o Snapchat tem um sistema complicado e ineficiente, disponibilizando apenas uma opção por busca de nome de usuário e contato telefônico. Por isso, quem leva essa é o Zuckerberg.

FINAL: INSTAGRAM 3 x 4 SNAPCHAT

Por enquanto, quem leva o troféu ainda é o Snapchat. Mas não podemos ignorar o fato de que o Zuckerberg não dá ponto sem nó. O recurso ainda tem imperfeições a corrigir, sem contar que incrementos e melhoras podem pintar a qualquer momento. Por isso, essa vitória pode ser tão efêmera quanto os aplicativos. Vamos ficar de olho. Para fins de esclarecimento, esta matéria foi escrita em 03/08/2016, possibilitando que algumas informações se tornem obsoletas em um futuro indeterminado.

Até a próxima!

Crédito Imagem: easy camera / Shutterstock.com

Matérias

Deixe uma resposta