Os 3 segredos do slogan perfeito

 Na Categoria Marketing

Me desculpem! O slogan não é apenas uma frase. Mais do que isso, o slogan é a pancada final que vai fazer todo mundo querer o que sua empresa está oferecendo. Mas, para que essa pancada seja um cruzado bem no meio do queixo, é preciso tomar alguns cuidados, porque, como você bem sabe, a palavra tem poder.

É por isso que o post de hoje será dedicado a esse elemento que pode construir ou destruir toda uma marca. Vamos entender como fazer a diferença através do slogan, entendendo como ele atua na complexa teia da comunicação que vai fisgar o seu público-alvo.

A criação de um slogan envolve uma série de fatores que vão definir o destino da sua marca. Por isso, alguns cuidados se fazem essenciais na hora de desenvolver esse elemento.

1. Eles são diretos e retos

Vá direto ao ponto. Não enrole. Assim como este parágrafo.

Não faça do slogan uma declaração do imposto de renda. É preciso que a sua mensagem seja curta, grossa e não permita interpretações equivocadas. Por muito tempo, a Oi usou o slogan “Simples assim” para se posicionar diante de uma concorrência conhecida por ser enrolada ou difícil de se relacionar. A partir desse slogan, a empresa assumiu uma postura resoluta e descomplicada, o que, combinado a um nome ainda mais simples (Oi?), fortaleceu ainda mais essa imagem.

2. Eles são fáceis de lembrar

Um slogan precisa ser memorável. Você lembra o slogan da Nike*? E da Caninha 51? Lembra qual é a cerveja número 1? Eu nem vou falar aqui porque acredito que você já sabe. Mas, por via das dúvidas, a resposta estará no final do texto.

Brincadeiras à parte, essas marcas foram citadas porque criaram slogans inesquecíveis. E elas são inesquecíveis porque têm tudo a ver com a mensagem que querem imprimir no público. Uma linguagem descomplicada com palavras simples ajuda a ampliar a rede de impacto do seu slogan, pois mais pessoas poderão entender a mensagem.

3. Eles são viciantes

Um slogan que deu certo é como aqueles vídeos que viralizam na internet. Você aprende, entende, aprova e passa pra frente. Essa disseminação é o que transforma o seu conceito em um verdadeiro sucesso. Por isso, procure construir um texto que, ao ser lido, vai fazer o consumidor querer mostrar para seus amigos ou sua família. Procure construir um texto que, ao ser lido, seja multiplicado. Que seja motivo constante de conversas. Que esteja sempre presente na vida do consumidor.

De um modo geral, a criação de um slogan não se dá pontualmente. É um processo que envolve toda a construção da sua marca. Seu fator transformador está na capacidade de posicionar uma marca, sendo responsável por grande parte do destino de uma empresa, produto ou serviço. Por esse motivo, a saída mais adequada para desenvolver todo o branding da sua empresa é contar com a ajuda da Academia da Marca. Então entre em contato e comece agora a fazer da sua marca um conceito.

Até a próxima!

 

*Just Do it (Nike)

*Uma boa ideia (Caninha 51)

*Brahma (a número 1)

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