Tome decisões mais precisas através do Geomarketing

 Na Categoria Marketing

Por definição, Geomarketing é uma técnica mercadológica que utiliza informações coletadas em mapas digitais em prol de desenvolver estratégias de acordo com os dados levantados. Praticamente uma aula de geografia voltada a negócios.

Por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar, antes de abrir uma nova unidade de um de seus mercados, precisa compreender os hábitos de consumo da região onde pretende iniciar os projetos de construção. Cada uma de suas marcas possui um objetivo diferente, como o próprio Pão de Açúcar, destinado a públicos exigentes e com alto poder aquisitivo. Já o CompreBem atende as necessidades de um target com o orçamento mais apertado, enquanto o Extra opera com variedade de produtos e preços competitivos. Para entender onde construir qual marca, é necessário conhecer a região onde a obra será executada. É esse estudo que faz do grupo um dos maiores cases de sucesso no assunto em todo o país.

Mas não são apenas as corporações que podem fazer uso da ferramenta. Criatividade, atenção e foco no detalhe são essenciais para a compreensão do Geomarketing e para o desenvolvimento de estratégias eficazes na sua empresa. Confira de que maneiras você pode usar a técnica na sua empresa.

1. Escolha a melhor locação para seu ponto de venda

Não é nada fácil encontrar aquele lugar perfeito para abrir seu negócio. Além de caçar imóveis ou terrenos a preços que cabem no orçamento, ainda é necessário descobrir se aquela rua, quadra ou bairro é frequentado pelo seu target desejado. Mas os seus problemas acabaram! Agora, você pode contar com o Geomarketing para traçar um perfil muito claro do consumidor de acordo com a região onde ele mora ou trabalha.

2. Reduza custos com publicidade

Através do Geomarketing, é possível compreender todas as movimentações geográficas de determinada região. Com isso, você consegue perceber onde seu público se concentra, direcionando suas estratégias de comunicação de forma mais precisa.

Por exemplo, se você precisa atingir um público de maioria feminina entre as idades de 25 a 40 anos, poderá entender os lugares onde elas costumam frequentar, gerando um perfil aproximado de ruas, praças, avenidas onde o investimento em comunicação será melhor aproveitado.

3. Fique de olho na concorrência

Se funciona para você, funciona para o seu concorrente. Aproveite essa oportunidade para compreender melhor as estratégias da sua competição, um assunto que foi abordado semana passada, e repense as suas próprias, a fim de entrar na disputa em pé de superioridade.

Considerações finais

O uso do Geomarketing é uma forma muito apurada de se obter informação em prol da tomada de decisões para a sua empresa, mas não tomará as decisões por você. Ainda é importante que o seu senso analítico e sua expertise sejam levados em consideração. É como não saber um pincel de última tecnologia sem saber como pintar.

Para começar a trabalhar com as ferramentas de Geomarketing, entre em contato com a Academia da Marca e informe-se.

Até a próxima!

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