CONHEÇA O MÉTODO M

Para fazer sua marca crescer com resultados

O QUE É O MÉTODO M?

A Academia da Marca é uma instituição acadêmica que constrói marcas a partir do desenvolvimento e amadurecimento de todos os envolvidos nela – clientes, colaboradores e marcas. E foi essa a base para a agência criar uma metodologia única: o Método M.

Ele é uma Metodologia de Construção de Marcas que atua da fase que a marca se encontra até o auge dela. Ou seja, o método pode partir de uma ideia na mente do empreendedor ou no momento que ela será implantada e comercializada no mercado.

Construído ao longo de mais de 7 anos de atuação e mais de 115.000 horas de dedicação de trabalho da Academia da Marca, a metodologia foi pensada unicamente para construir a marca do cliente com base em resultados.

NÚMEROS DO MÉTODO M

E é claro que toda essa trabalheira permitiu a gente a atingir marcas muito legais em nossa história!

+ de 120

clientes atendidos

+ de R$ 45 milhões

em incremento de faturamento para os clientes

+ de 1.500

projetos realizados

Você pode ter resultados expressivos em seu negócio com o Método M

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COMO FUNCIONA O MÉTODO M?

A metodologia é dividida em 4 pilares de sustentação e 7 fases de implementação que garantem que a marca passará por todas as etapas até ela atingir seu sucesso.

OS PILARES DO MÉTODO M

PILAR 1

DELTA DE OURO

O QUE É?

O Delta de Ouro é o pilar que traz o trio de atuação básico para que se inicie o desenvolvimento de qualquer trabalho. É nessa fase que a Academia da Marca considera e entende qual é a alma, a essência do negócio do cliente e de seu produto.

Para que isso ocorra, a agência reúne o empreendedor com sua ideia, o mercado com sua necessidade e a mensagem que integra tudo isso de forma sintética para então, apresentá-la ao mercado.

QUAIS AS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DESTE PILAR?

  • MENTE DO EMPREENDEDOR
  • MENTE COLETIVA
  • MENSAGEM DE VALOR

PILAR 2

FUNDAÇÃO

O QUE É?

Com o Delta de Ouro prontinho, chegou a hora da gente criar o alicerce que vai servir pra estruturar o seu negócio. É aqui que vamos construir a Fundação pra nossa estratégia de comunicação e marketing!

Como construir e montar um alicerce é um trabalho de backstage e que leva tempo, esse é um momento que empreendedores e empresas têm o sentimento de que “nada” está sendo feito – afinal, todo mundo quer ver o trabalho pronto pra ser lançado logo.

Mas pode confiar na gente: isso é só uma impressão, porque estamos trabalhando pra caramba! Portanto, seja paciente, confie no processo e vem com a gente!

QUAIS AS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DESTE PILAR?

  • MANIFESTAÇÃO DA MARCA

PILAR 3

ECO

O QUE É?

É a hora de apresentar ao mercado quem é o cliente e qual a inovação que o negócio dele está trazendo. Em outras palavras, é chegado o momento de criar um grande ECO à marca.

Toda a infraestrutura desenhada na etapa anterior foi preparada para sustentar essa fase. Agora, é possível criar fluxos de comunicação e comerciais para transmitir a mensagem de valor que ao longo do tempo, vai ser a responsável por construir e ecoar a marca.

QUAIS AS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DESTE PILAR?

  • MULTIPLICAR MENSAGEM
  • METRIFICAR RESULTADO

PILAR 4

EVO

O QUE É?

EVO representa eternidade, perpetuidade. E é exatamente esse o objetivo dessa fase.

Uma vez que as etapas anteriores foram desempenhadas no hoje, o amanhã vai exigir que o trabalho seja realizado novamente.

Uma marca forte, presente e de impacto não é aquela que se reinventa uma vez, mas que tem a habilidade de se renovar e se inventar diariamente. Sendo assim, essa é a etapa mais importante, pois ela é contínua e nunca tem fim.

QUAIS AS ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DESTE PILAR?

  • MATURAR PERMANENTEMENTE

AS 7 FASES DE IMPLEMENTAÇÃO

1- MENTE DO EMPREENDEDOR

Apesar de ser comum ver no mercado uma atuação focada no objetivo da empresa/empreendedor, as perguntas que ficam são:

  • E se o objetivo é algo que não é do interesse de ninguém?
  • E se a meta traçada é de acordo com alguma oportunidade sazonal de mercado?
  • E se o desejo seja inovar o negócio acompanhando uma tendência de mercado?

Qualquer outra agência não enxerga objeção neste ponto, o que a faz aceitar e executar o trabalho. Mas esse não é o caso da Academia da Marca. Afinal, essa etapa só vem um pouco mais à frente porque primeiro, é preciso conhecer a Mente do Empreendedor.

As primeiras questões que a agência vai entender são:

  • Qual é o perfil do empreendedor?
  • Por que ele deseja/necessita desse objetivo?
  • O objetivo tem sinergia/pertinência com o negócio dele?
  • Qual é o verdadeiro objetivo e intenção com essa ação?
  • Qual a origem do nascimento da ideia do empreendedor?

A Academia da Marca poderia fazer somente o que o cliente pede. Mas, a chance de isso dar errado é muito grande – depois do projeto pronto, ele pode descobrir que aquilo não coerência com o seu objetivo.

Para evitar esse problema, a agência antecipa todas essas questões buscando esse entendimento sobre a empresa, essência, objetivo e ideia do cliente.

Isso oferece à Academia da Marca a chance de fazer uma união entre aquilo que ele é hoje e o que será no amanhã, bem como a maneira em que o seu negócio é visto no presente e como ele será visto no futuro.

2- MENTE COLETIVA

Atualmente, muitos termos são conhecidos e trabalhados como análise de mercado, pesquisa de concorrência, análise do público-alvo e definição de persona – e todos são vitais para a construção de uma marca. No entanto, falta o essencial: entender a Mente Coletiva a partir de aspectos que ajudam compreender o comportamento humano.

A agência procura entender a mente e comportamento humano do cliente ao compreender aspectos como:

  • Com quem se fala?
  • Como se pensa?
  • O que se sente?
  • Quais dores existem?
  • Qual a tendência de comportamento?

É somente entendendo em essência o que uma pessoa é, será possível acessá-la intimamente para compreender sua real necessidade para cuidar dela. Logo, a mesma lógica funciona para o seu produto, marca e empresa.

Então, além de vasta experiência em aplicação de ferramentas de comunicação e marketing, a Academia da Marca estuda e incorpora à análise de construção ou revitalização de marca um entendimento do comportamento humano.

3- MENSAGEM DE VALOR

Depois de construir os dois lados da ponte, é hora de juntá-los. E essa é a função da Mensagem de Valor, que também é conhecida pelo nome de proposta de valor.

Antigamente, as empresas buscavam apresentar seu posicionamento através de missão, valores e visão que, apesar de serem palavras harmoniosas, não representavam muita coisa ao consumidor.

Dentro desse contexto, o modelo de atuação também tinha um padrão por parte da empresa/empresário, que pensava da seguinte forma:

  • Aplicar uma pesquisa
  • Ver se o público gosta do produto
  • Lançar o produto no mercado
  • Ver se ele o produto dá certo ou não

Pensar no propósito de valor de uma marca é pensar em qual é a proposta de vida que uma empresa tem. Isso significa raciocinar da seguinte forma:

  • Para que a empresa existe?
  • O que ela veio entregar?
  • Que problema ela resolve?
  • A que custo? (sustentabilidade)

Essa linha de pensamento mostra que o conceito de produto por produto está deixando de existir. E isso é o que chamamos de Mensagem de Valor.

Ela é a concretização do pensamento do empreendedor, com toda a sua verdade e desejo em perfeita sintonia, bem como a mente coletiva em toda sua organicidade, mutabilidade e necessidade.

4- MANIFESTAÇÃO DA MARCA

Manifestação é o ato de declarar, de se apresentar. E é exatamente isso que a Manifestação da Marca faz.

O que condensa toda essa densa e profunda mensagem é um Plano de Ação que, somado a um Planejamento de Comunicação, inicia esse processo na etapa mais importante para construção da uma marca: o Branding.

Branding é realizar ações que andem lado a lado com os valores, propósito e posicionamento da empresa para personificar a marca e comunicar sua essência através da parte visual.

Diagnóstico da Marca

  • Compreensão da marca e do ambiente
  • Análise da concorrência
  • Mapeamento Stakeholders
  • Benchmark

 

Planejamento

  • Plataforma da marca
  • Posicionamento
  • Personalidade
  • Pilares

 

Identidade Visual

  • Nome
  • Logo
  • Slogan

 

 Apresentações

  • Institucional
  • Comercial
  • Produto

Essa é a maneira certa de colocar uma marca no mercado ao respeitar:

  • Cliente: sua essência, desejo e intenção.
  • Consumidor: atendendo a dor, necessidade e ganhando empatia dele.

Assim, é possível construir uma comunicação clara, forte e objetiva, do motivo da sua existência até sua entrega.

5- MULTIPLICAR MENSAGEM

Essa é a fase que a grande maioria das empresas e empreendedores querem começar seus trabalhos: todos querem Multiplicar Mensagem.

O problema de começar nesta etapa é que ninguém passou pelas etapas anteriores para entender sobre o negócio do cliente. Logo, qualquer ação aleatória e pontual não vai trazer resultado algum, o que traz para o empreendedor a impressão de que o marketing não funciona.

 Como a Academia da Marca já vivenciou as etapas anteriores, ela pode construir uma estratégia de multiplicação para o cliente de forma clara, objetiva, assertiva e forte. Ela é dividida em:

  1. Institucional: aquela que comunica a empresa, seu posicionamento, atuação, serviços, artigos e notícias para gerar conhecimento sobre o negócio.
  2. Interna: vai se comunicar com as pessoas de dentro da empresa – parceiros e colaboradores – para trazer uma visão comum que respeita a mensagem de valor.
  3.  Publicitária: tem o objetivo de divulgar e apresentar o produto e/ou empresa para gerar exposição e conhecimento de marca.
  4.  Ativação: vai impactar o consumidor e gerar forte impacto emocional através de uma experiência que gere fixação de marca.
  5.  Comercial: focada em resultado numérico, ou seja, venda para os mais diversos objetivos.

Para desempenhar essas comunicações, a Academia da Marca utiliza várias técnicas e ferramentas integradas sistemicamente.

OFFLINE

Projetos customizados em comunicação e marketing derivados de uma estratégia pensada a partir do entendimento do negócio do cliente.

  • Fachada
  • Papelaria
  • Painéis de Comunicação
  • Uniformes
  • Sinalização
  • Catálogos
  • Projetos Editoriais
  • Embalagens
  • Anúncios
  • Produção de Eventos

 

 ONLINE

 Sites, redes sociais, campanhas de mídias pagas e muito mais. A agência tem o estímulo ideal para traçar uma boa estratégia online, focada na geração de resultados do cliente.

  • Criação de Sites
  • Marketing Digital
  • Landing Pages
  • E-mail Marketing
  • Campanhas de Mídias Pagas
  • Redes Sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn,YouTube,WhatsApp)

 

GESTÃO DE PESSOAS

Ativações para motivar os colaboradores da empresa a se adequarem perfeitamente à mensagem do negócio e criar uma equipe de alta performance.

  • Palestras
  • Dinâmicas de Grupo
  • Campanhas de Incentivo
  • Mentoria pra Líderes e Empreendedores
  • Treinamentos pra Vendas
  • Conteúdos para Empreendedor
  • Apresentações em Vídeo

Somente desta forma é possível ir de ponta a ponta no negócio do empreendedor de forma estratégica, consultiva e operacional.

De maneira integrada e sistêmica, a Academia da Marca atua desde a formatação do Mindset do empreendedor, passando pelo modelo comportamental do seu consumidor, a construção de sua marca e alicerce, até a propagação e nivelamento dela em todas as áreas.

6- METRIFICAR RESULTADOS

É importante ter cuidado com a palavra resultados. Afinal, para muitos, ela é sinônimo somente de vendas.

Porém, o conceito de resultado é mais que isso. Afinal, uma marca e o seu valor não são construídos apenas com vendas. Por isso, é preciso Metrificar os Resultados.

Resultado é tudo aquilo que traz eficácia a um objetivo/missão que foi proposto. E para metrificar um trabalho, é preciso saber qual o objetivo com aquele projeto. Só assim é possível estipular o KPI (Key Performance Indicator) correto para ser avaliado.

Os principais objetivos de serem mensurados são:

  • Brand Awareness (gerar conhecimento da marca): avalia-se a quantidade de pessoas impactadas pela mensagem/marca hoje e após a implementação da estratégia.
  • Criação de autoridade para marca: avalia-se como ela é percebida hoje, bem como o quanto ela é referenciada e utilizada para sanar dúvidas e soluções. Depois, cria-se uma estratégia de conteúdo para a marca, avaliando posteriormente todos esses indicadores.
  • Vendas: avalia-se a estratégia atual de vendas e sua performance, bem como o custo de aquisição. Adota-se assim a nova estratégia, avaliando se ela atinge resultado (vendas), com que performance (taxa de conversão) a que custo (CAC), e se está sendo obtido retorno do investimento (ROI).

O segredo da metrificação não é compilar dados e números, mas sim fazer a pergunta certa: em que etapa da estratégia se está e o qual indicador de resultado deve ser avaliado?

E é isso que a Academia da Marca faz com o cliente ao medir os resultados obtidos com o trabalho desempenhado.

7- MATURAR PERMANENTEMENTE

Uma vez que o cliente vivenciou todas essas etapas, não significa que o trabalho acabou: é preciso Maturar Permanentemente.

Depois que uma marca é lançada, ela vira como uma filha que precisa sempre ser cuidada e nutrida. Afinal, a vida é orgânica não estática. Tudo nela muda.

É preciso sempre monitorar situações como:

  • Se o comportamento do consumidor mudar, a marca se manterá igual?
  • O que levou o consumidor a mudar? A empresa continuará vendendo a mesma coisa?
  • Como fazer para essa nova solução ter sentido com a estratégia/filosofia atual?
  • Quem ficará responsável por projetar a marca e criar parcerias, relacionamentos que construíram o valor da marca?

Monitorar a marca não é um ato isolado, mas sim constante.

Depois de vivenciar as 6 etapas iniciais, a Academia da Marca otimiza e matura a marca do cliente, processos e soluções para sempre agregar mais valor à empresa a cada dia.

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