Em síntese, a realização desse tipo de gestão é fundamental para que as redes sociais ajudem a fortalecer um Branding. Afinal, a forma com a qual se conversa com o público e, principalmente, a forma como vai se apresentar a ele, vai tornar uma marca forte na mente do consumidor.
No entanto, quando uma marca possui a responsabilidade de transmitir algo tão emblemático e profundo quanto a essência do Brasil, a situação muda de figura. Quando isso acontece, a gestão de conteúdo precisa ter assuntos e um visuais impecáveis e singulares.
Somente dessa forma é possível retratar visualmente a brasilidade para que assim, junto com o conteúdo, o conceito do que é a essência de nosso País fique na mente do consumidor.
A tarefa parece ser complicada, não é mesmo? De fato, ela foi mesmo. E é sobre isso que a Academia da Marca vai falar neste case de BR-ME.
Entenda como a gestão de conteúdo foi fundamental para que conseguíssemos tornar possível transmitir visualmente a brasilidade nas redes sociais. Confira!
Conhecendo a essência da BR-ME
Empresa que nasceu com o objetivo de evidenciar o que há de melhor no Brasil, a BR-ME é uma curadoria que surgiu na certeza de que o País deve ser reconhecido pelos próprios brasileiros, para ser referenciado internacionalmente.
Para isso, a empresa conheceu, provou e visitou diversos produtores nacionais para disponibilizar e comercializar produtos e serviços para cativar os consumidores com o que há de mais encantador no mercado nacional.
A Academia da Marca e a BR-ME
Nós tivemos a oportunidade única de trabalhar na construção de todo o Branding da BR-ME. Ou seja, criamos junto à empresa o nome, toda ID Visual, conceito da marca e posicionamento.
Esse tipo de trabalho nos permitiu ter um contato único com a marca. Sendo assim, adquirimos um entendimento profundo da BR-ME e tudo aquilo que ela queria passar a seu público com seu Branding.
Em outras palavras, a curadoria queira ser uma ponte que mostrasse ao consumidor que o melhor do Brasil é o que existe dentro dele. Logo, a partir desse conhecimento, ser possível referenciar toda qualidade dos produtos e serviços brasileiros mundo a fora.
A gestão de conteúdo no trabalho de redes sociais
Para alcançarmos esse objetivo e reforçar toda a essência da BR-ME em seu Branding, realizamos um intenso e profundo trabalho de redes sociais. E para ele dar certo, o segredo estava justamente na gestão de conteúdo.
Em síntese, o conteúdo é uma das partes mais fundamentais para que as redes sociais de uma marca a fortaleça perante seu público. A outra parte que compõem esse objetivo é exatamente o visual, que por sua vez, deve retratar com perfeição a essência da marca.
É buscando o equilíbrio entre visual e conteúdo é que se encontra a gestão de conteúdo. Afinal, ela fará a administração daquilo que será levado ao consumidor, que neste caso, nada mais é do que o conteúdo (texto e imagem).
Saber realizar a gestão de conteúdo é fundamental para que o Branding de uma marca ganhe cada vez mais amplitude para o setor do qual ela faz parte, bem como para seu público.
Isso significa que a gestão deve trazer temas relevantes que conversem com o consumidor do jeito correto, porém, sempre de forma visualmente perfeita para assim, representar a marca e sua essência.
O trabalho de gestão de conteúdo de BR-ME na prática
Para nós, a essência de uma excelente gestão de conteúdo é a imersão profunda no negócio do cliente. No entanto, essa imersão não tem nenhum tipo de valia se, acima de tudo, não houver sensibilidade para retratar visualmente e textualmente aquilo que está na essência do cliente.
E foi isso que fizemos para BR-ME.
Como tínhamos um conhecimento absurdo do que era o negócio da empresa, realizar a gestão de conteúdo virou uma tarefa menos complexa.
Sendo assim, nosso trabalho foi exatamente traduzir toda a brasilidade da BR-ME em forma de texto (com assuntos que tivessem a ver com a empresa e com seu público) e visualmente (com artes que apresentassem o orgulho da curadoria em apresentar ao público a essência do País através de produtos e serviços).
Cada post aplicou esse conceito, proporcionando assim ao leitor uma imersão visual e de conteúdo completa nas redes sociais da BR-ME.
Ou seja, quem disse que a gestão de conteúdo não serve para mostrar a essência brasileira de uma empresa?