A campanha de incentivo de Edi Saraiva

Campanha de vendas de Edi Saraiva

“Um por todos e todos por um”. Quem nunca ouviu essa frase? Além do fato dela ser famosa, o que talvez você ainda não saiba, é que ela também sintetiza a essência de uma campanha de incentivo. No entanto, antes de explicar o porquê, vamos falar um pouquinho dos Três Mosqueteiros e a relação deles com a frase que abre esse texto.

Lançado em 1844 pelo escritor francês Alexandre Dumas, os Três Mosqueteiros é um romance ao melhor estilo “capa-e-espada”. Em síntese, o livro conta a história de um jovem de 20 anos chamado D’Artagnan que quer fazer parte dos guardas do rei da França: os mosqueteiros. É nessa aventura que ele conhece os lendários três mosqueteiros que, no reino, eram chamados de “os inseparáveis”. O motivo? Por conta da amizade que eles conservavam. Ou seja, ela era tão exemplar que antes de cada batalha, eles falavam a frase “um por todos e todos por um” para relembrar que estavam juntos naquela missão.

Como resultado, a amizade dos mosqueteiros representada na famosa frase dita por eles demonstra a força do trabalho em equipe. Ou seja, quando existe espírito de time em algo, seja lá qual for a missão ou trabalho, com toda certeza as metas serão atingidas, os objetivos alcançados.

E é justamente para despertar esse espírito que uma campanha de incentivo funciona. Dessa forma, ela vai unir o time de sua empresa em prol de um objetivo em comum e mostrar a verdadeira força que a equipe tem quando trabalha em… equipe- veja mais neste post

Sendo assim, vamos explicar o que uma campanha de incentivo pode fazer com o case de Edi Saraiva. Assim, você vai entender que essa ferramenta, como nas histórias dos Três Mosqueteiros, foi mais forte do que espada pra enfrentar um grande desafio!

Entendendo uma campanha de incentivo

Bom, antes de mais nada e mostrar as glórias que são possíveis conseguir com essa ação, precisamos, primeiro, relembrar o que é ela, certo?

Uma campanha de incentivo pode ser definida como uma ação de comunicação. Ou seja, ela tem o intuito de motivar o pessoal da sua empresa para colocar mais qualidade do trabalho pra todo mundo.

Apresentação da campanha S3 de Edi Saraiva

Campanhas de incentivo unem sua equipe em prol de um objetivo em comum: vendas (Crédito: Academia da Marca)

Usando ações estruturadas por marketing, uma campanha de incentivo procura fazer com que todos da empresa se engajem em prol de um objetivo em comum, seja ele produtividade, vendas ou algum outro. Ao final, a ideia é sempre reconhecer aqueles que tiveram os melhores resultados com premiações ou bonificações.

Em síntese, o que essa ação de marketing vai fazer é incentivar. E como fazer isso? Buscando a união do time! É dessa forma que, ao melhor estilo Três Mosqueteiros, eles vão se unir e “cair pra cima” do desafio a ser vencido.

A fim de ilustrar todo o poder que uma campanha de incentivo tem, vamos trazer um caso real de um de nossos clientes. Nele, você vai ver que quando essa ação é incorporada pelos envolvidos, o resultado é apenas um.

Era uma vez…

Nossa história começa com uma empresa que atua há mais de 28 anos no ramo da gravataria: a Edi Saraiva.

Em 2019, a empresa (assim como muitas outras) estava sofrendo com a economia adversa do País. Logo, tal instabilidade também refletiu nos números da companhia, que oscilavam muito por conta desse cenário.

Sendo assim, o pessoal da Edi Saraiva chegou a uma conclusão. Em resumo, eles precisavam incrementar esses valores instáveis para não impactar nos números gerais do fim do ano.

Foi aí que a empresa chegou a nós, da Academia da Marca.

Ideia para um grande desafio  

Com a situação em mãos, entendemos que a Edi Saraiva precisava de uma campanha de incentivo. O objetivo: trazer mais vendas, estabilidade e atingimento de meta.

Até aí, tudo bem. Sabíamos o que a empresa precisava. Agora, o que precisávamos fazer era enxergar uma oportunidade para montar a campanha de incentivo e colocá-la em ação. E para isso, nenhuma tática do mundo é tão boa quanto uma longa e duradoura conversa.

Campanha de incentivo S3 de Edi Saraiva vista no notebook

Uma campanha de incentivo precisa de uma grande ideia para ser aplicada para trazer os resultados esperados (Crédito: Academia da Marca)

Tivemos uma prosa com a gerência da Edi Saraiva. Nessa reunião, ficou claro que a campanha seria aplicada no time de assistentes comerciais. Eles, por sua vez, já tinham os principais clientes da casa como os mais ativos em compras. Sendo assim, seria injusto pedir que esses clientes comprassem ainda mais.

Depois de mais algumas horas de conversa, chegamos a uma conclusão muito interessante que nos mostrou uma oportunidade e tanta.

“Conversando com eles, pude entender que os clientes já atendidos com essa recorrência representavam cerca de 600 clientes dentro de uma base de quase 2.000”, relembra Thiago Shimada, CEO daqui da Academia da Marca e responsável por conduzir toda a reunião. “O restante dos clientes só era atendido quando eles mesmos ligavam para pedir ou demandar algum produto. Em resumo, ninguém tinha um contato próximo com nenhum deles”, completa.

O time não precisava “correr” atrás de novos clientes. Era só “atacar” a própria base de clientes não ativos composto por 1.400 contatos. Em outras palavras, eles precisavam apenas cuidar do cliente, algo que faz parte da essência do atendente comercial.

Foi daí que a ideia para a campanha de incentivo surgiu.

O Projeto S3

Depois de definirmos o objetivo, bem como a oportunidade que nos faria chegar até ele, era hora de estruturar a campanha de incentivo.

Batizada de Projeto S3 – Sonhe com Simplicidade e Simpatia, a campanha, que tinha duração de 3 meses, possuía 3 metas:

1- Reativar os clientes que estavam “adormecidos” na base da empresa. Para isso, pegamos os 400 contatos que não estavam ativos e dividimos entre os três assistentes comerciais da equipe. Eles, por sua vez, teriam 3 meses (período da campanha) para ligar para esses clientes e reativá-los – falar com eles, atualizar informações cadastrais e se possível, retirar o primeiro pedido. Para tudo ficar bem medido, combinamos com a empresa indicadores de resultado (KPIs) com base na campanha para o atingimento da meta através das ligações. Para isso, cada atendente tinha um número X de ligações para serem feitas no dia.

2- Conscientizar os colaboradores participantes de que é bem menos trabalhoso reativar os contatos da base do que conquistar novos clientes. Ou seja, só com essas ligações de reativação, sem necessariamente vender, eles já mostravam cuidado com o cliente, além de contabilizarem seus pontos para a campanha. A venda seria algo natural dentro desse processo.

3- Realizar vendas para que o incremento de faturamento fosse ajustado.

“A campanha durou 3 meses e não foi fácil. É sempre difícil implementar uma campanha de incentivo, principalmente quando a empresa não está tão acostumada a essa cultura. Todo mundo precisa estar envolvido e engajado”, relata Shimada. “Mas no fim, deu tudo muito certo. Todos compraram a ideia e levaram a campanha muito a sério. Foi demais!”, comemora.

Logo da campanha de incentivo S3 da Edi Saraiva

Logotipo do Projeto S3 – Sonhe com Simplicidade e Simpatia, campanha de incentivo feita para a Edi Saraiva (Crédito: Academia da Marca)

Resultado de uma união

Apoiada por uma palestra motivacional e treinamento mensal, ao final do terceiro mês, a campanha de incentivo S3 bateu todos os seus objetivos, ou seja:

  • Distribuiu carinho: de 1.400 clientes disponíveis para ativação, 1.126 contatos foram ativados.
  • Obteve uma carteira mais rechonchuda: a carteira comercial presente dos assistentes sofreu um incremento de 72%. Ou seja, a carteira aproximada de 500 contatos, passou a ter 860 contatos.
  • Realizou vendas e mais vendas: só contabilizando as vendas únicas, a campanha de incentivo pôde representar 6% de incremento no faturamento durante os 3 meses de campanha.

Por fim, quando somado a operação como um todo, o Projeto S3 ainda proporcionou alguns benefícios colaterais bem interessantes:

  • Mais estabilidade no fluxo de venda, ou seja, menos oscilação entre um mês e outro.
  • Maior faturamento já registrado na história da empresa foi durante os 3 meses de campanha.

“É muito bonito descobrir que é possível trabalhar com propósito, para sentir e curtir aquilo. Isso nos faz alegres”, disse um dos atendentes. “Afinal, isso deriva do nosso trabalho e é muito motivador ver os frutos dele”, finaliza.

E isso, para nós da Academia da Marca, é lindo de ver acontecer. Afinal, essa é a nossa filosofia: ser uma agência de estímulos de resultado. Logo, ver eles surgindo para nossos clientes é simplesmente espetacular!

Fim…?

Sentir que você faz parte do todo e o todo faz parte de você é sensacional. Ver que você pode contar com aquele que está a seu lado e ele com você, é a maior prova que pode existir do “um por todos e todos por um”. E essa é a maior e lição do livro dos “Três Mosqueteiros”.

Uma campanha de incentivo busca isso: mostrar que quando se trabalha em equipe, tudo é possível.

E essa é a maior herança que essa ação procura deixar.

A sinergia, reciprocidade, união e trabalho em equipe ajudam nortear não só uma campanha de incentivo, mas também a história de Três Mosqueteiros franceses que tinham um lema muito legal que dizia “Um por todos e todos por um”.

Já ouviu falar?

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