Sim, um site nada mais é que a ponta de um iceberg, que por sua vez, é todo o trabalho de Branding Marketing que fica “submerso” na água e que pouca gente vê.
Para te contar um pouco mais como a teoria do iceberg/site/Branding Marketing tem sentido, a Academia da Marca traz este case de Allport.
Nele, a empresa, por mais que tenha a filosofia de ser “feita de gente para gente”, utiliza justamente seu site para não só propagar esse pensamento, mas para reforçar seu Branding perante o mercado. Confira!
Um pouco sobre o cliente
A Allport é uma empresa que atua no ramo de facilities e serviços terceirizados, com uma presença maior em condomínios. O grande diferencial deles é que a empresa possui pessoas preocupadas em tratar os clientes como pessoas, desde o time, serviços, atuação, filosofia e diferenciais.
Logo, o slogan e posicionamento da empresa, que inclusive foi criado pela Academia da Marca como parte do trabalho de Branding Marketing, só poderia ser um: Feita de gente para gente.
Esse posicionamento trouxe um grande benefício à Allport. Afinal, a empresa faz parte de um segmento de facilities, que por sua vez, é entendido como um commodity. Por isso, essa forma como ela se apresenta no mercado é diferenciado, maneira essa que deveria estar presente em todo o trabalho de Branding.
Por que o site é a ponta do iceberg de um Branding Marketing?

Um site deve carregar consigo todo o Branding de uma empresa: foi isso que fizemos para Allport! (Crédito: Academia da Marca)
Em resumo, o site é, se não a última, uma das últimas peças de um trabalho bem estruturado de Branding Marketing. Ou seja, ele só vai vir depois que toda identidade visual e posicionamento de marca estiverem bem definidos.
É por isso que o site é considerado a ponta de um iceberg de um Branding Marketing. Afinal, ele carrega consigo todo o trabalho que foi feito até então. Ou seja, ele é o resultado de todo o Branding, que por sua vez, tem todo seu desenvolvimento “submerso” aos olhos do público.
Sendo assim, como uma das etapas do Branding Marketing é justamente o site, tínhamos a missão de traduzir o posicionamento (visual e em comunicação) da Allport neste “veículo”. Da mesma forma, a ideia também era mostrar aos clientes que a empresa, de fato, era humana, com pessoas preocupadas em tratar os problemas deles de um jeito real e verdadeiro.
O processo para montar o site
Como dissemos anteriormente, o site nada mais é do que a ponta do iceberg de um trabalho de Branding. Isso significa que a parte mais difícil e extensa do trabalho, ou seja, toda a base do iceberg já está feita.
Sendo assim, o maior trabalho da Academia da Marca foi justamente traduzir todo o Branding Marketing no site. Ou seja, a página da Allport deveria conter todo a identidade visual, posicionamento e modo de comunicação da empresa.
Em resumo, os procedimentos para o site da Allport foram:
- Montagem do wireframe (mapa do site)
Aqui, definimos quais são as seções (e subseções) que vão compor o site como um todo.
- Conteúdo de cada página
Com o wireframe pronto, partimos para a escrita de todo o conteúdo. Aqui, tudo o que for escrito deve seguir o posicionamento (tom de voz) definido pelo Branding.
- Definição dos assets
São os recursos que complementam o conteúdo dos websites, como scripts, fontes e imagens.
- Programação
Fase final em que finalmente, a “ponta do iceberg” toma corpo em forma de site.
O resultado do site da Allport pode ser visto neste link: https://www.allportservicos.com.br/
Um iceberg visto por todos: o resultado final

O site da Allport deu resultados: ele é o primeiro link no Google de forma orgânica quando o nome é digitado! (Crédito: Academia da Marca)
Após o site lançado, a Academia da Marca precisava deixar o site da Allport bem ranqueado no Google.
Sendo assim, apostamos em uma estratégia baseada em Inbound Marketing que, juntamente com uma campanha de anúncios e otimizações utilizando o FacebookAds e Google Adwords, poderíamos atingir esse objetivo.
Hoje, a Allport está em primeiro lugar. Ou seja, a empresa é o primeiro link no Google de forma orgânica quando o nome é digitado.
Todo esse trabalho que fizemos com o site de Allport, em apenas 11 meses desse período, tivemos resultados de vendas muito expressivos.
Em resumo, nossas estratégias de marketing digital e de conteúdo de marketing digital trouxe:
- 852 leads
- 20 propostas
- 1 contrato fechado e assinado no valor de R$ 300 mil