E o por que tudo isso é curioso? Porque criar um produto é sempre uma loteria. Porém, essa aposta só acontece quando não há inteligência por trás desse trabalho que, quando bem feito, entrega sempre produtos inovadores e diferenciados, seja lá qual for o mercado que sua empresa esteja inserida.
Mas, o que seria usar inteligência para criar um produto? Para nós, é entender a alma do negócio do cliente para que assim, seja construída uma estratégia que se traduza na criação de um produto que seja apresentado de uma forma diferenciada no mercado.
E nós somos orgulhosos a falar que isso, o fato de usarmos inteligência para criar um produto, é uma grande especialidade nossa!
Para te mostrar como isso é verdade e como a inteligência ajuda a criar um produto completamente diferente, vamos te contar sobre o case que fizemos para Neowater.
Neste trabalho, tivemos a oportunidade de criar um produto não só inovador pro mercado da empresa. Também criamos uma solução inteligente, que traduz a essência da Neowater no segmento que ela atua: o de poços artesianos. Confira!
Quem é a Neowater e o cenário apresentado para criar um produto
Empresa que atua com eficiência hídrica, a Neowater faz parte do mercado de perfuração de poços artesianos. A empresa, que também fez um trabalho de Rebranding conosco, precisava criar produtos que fossem ao encontro do novo posicionamento e momento da empresa.

Para se diferenciar no mercado, criamos um produto que mostrasse a inteligência diferencial da empresa (Crédito: Academia da Marca)
O que a Neowater precisava era se afastar do setor de poços artesianos para assim, se aproximar do mercado corporativo. E para esse novo objetivo, os produtos que a empresa possuía não condiziam com a ideia que a Neowater tinha de se apresentar com esse novo público.
E nosso primeiro ato foi justamente criar um novo posicionamento para a empresa: eficiência hídrica, filosofia essa que se aproximava muito mais do mercado corporativo. Afinal, dessa forma, a Neowater mostra que ela consegue entregar resultados a seus clientes através da gestão da água. Porém, ela precisava de produtos que traduzissem esse novo posicionamento.
Sendo assim, dentro deste contexto, pudemos fazer o que fazemos de melhor: pegar os produtos de uma empresa, usar nossa inteligência e assim, envelopá-las com uma apresentação completamente diferente. Ou seja, esse produto é mostrado ao segmento como uma solução única no mercado, de um jeito que as pessoas ainda não viram.
O que fizemos para criar um produto?
Quando nos vemos com este tipo de situação, nossa primeira ação é sempre a mesma. Nós, da Academia da Marca entendemos, de forma verdadeira, qual a dor e necessidade do cliente de nosso cliente para compreendermos como vamos atuar para resolver cada esse problema.
E foi exatamente isso que fizemos para Neowater. Ou seja, fomos entender a necessidade do tipo de empresa que contrataria um serviço de eficiência hídrica. Só assim, seria possível criar um produto que atendesse essa necessidade e de quebra, mostrar que a Neowater entregava resultados com água.
Entendemos que o cliente da Neowater entende que o investimento em um poço artesiano, por causa da infraestrutura, é muito alto. E isso é um risco para eles. Afinal, na visão desse contratante, o poço não trazia a economia esperada.
Só depois de entendermos a essência da dor de quem contrata esse serviço é que partimos para criação do produto em si, mostrando como ele pode se diferenciar no mercado. E isso é trabalhar com inteligência!
O nascimento de um novo produto
Para criar um produto para Neowater, nós usamos o chamado modelo BOT (Build Operate and Transfer). Com ele, pudemos desenvolver uma solução que fosse exatamente o que o cliente da empresa precisava e que fosse coerente com o novo posicionamento da Neowater.

A Academia da Marca entendeu toda a inteligência por trás da Neowater para ajudar a empresa criar a Água Inteligente (Crédito: Academia da Marca)
Com todo o entendimento que tivemos, vimos que nesse mercado, a empresa que faz parte dele precisa entregar a seus clientes resultados. Isso significa que, mesmo ele pagando sua conta de água no mês, mais do que ter a água, o gestor deseja economizar com ela. Ou seja, ele espera da empresa que ele contratou uma gestão inteligente para que ele obtenha resultados que tragam ganhos a sua empresa.
Isso é algo que a Neowater conseguia entregar. O problema é que essa solução não era colocada dessa forma no mercado. Logo, isso dificultava a empresa se aproximar do setor corporativo e de a Neowater afirmar seu posicionamento como eficiência hídrica.
Foi assim que criamos o produto Água Inteligente!
Fazendo jus a seu nome, esse produto que criamos com a Neowater não é só “água por água”: ela é uma solução que promove economia para quem a tem, mas com uma super infraestrutura que é entregue pro cliente. Ou seja, em um só custo, o cliente ganha economia e estrutura para que assim, ele se preocupe somente em gerir sua empresa.
Com a Água Inteligente, a Neowater entrega eficiência com resultado operacional. Porém, com mais qualidade de entrega de água, estabilidade e constância, tudo sem nenhuma gestão por parte do cliente!
Criar um produto gera resultados
Sendo assim, lançamos o Água Inteligente junto com a Neowater. E os resultados vieram quase que de imediato!
Em resumo, o Água Inteligente teve R$ 10 milhões em propostas em apenas 6 meses, o que foi sensacional! Desse valor, a empresa conseguiu a incrível quantia de R$ 4,5 milhões.
E o por que isso aconteceu? Simples:
O Água Inteligente foi um produto que trouxe uma apresentação de uma forma que ninguém fazia no mercado. E isso, foi muita novidade pros clientes e, é claro, pro mundo corporativo, segmento que a empresa queria se aproximar.
Para a Academia da Marca, criar um produto é isso. É apresentar uma solução, mesmo que ela já exista, de um jeito diferente e inédito no mercado. Dessa forma, atacamos as dores do mercado e traduzimos a essência da empresa em um produto que traduza o seu diferencial.
E sim, isso é agir e criar um produto com inteligência!