Simple Singular Energy: um rebranding para se reinventar de forma simplesmente singular

O rebranding de Simple no escritório da empresa

Você já se perguntou sobre o peso que a palavra “reinventar” possui? O dicionário traz uma definição bem simples e direta a essa palavra: tornar a se inventar. Ou seja, a reinvenção traz um desafio talvez maior do que inventar, que é se inventar de novo. E no mundo da comunicação, não há nada que traduza mais essa situação do que o rebranding.

Um Branding nada mais é do que uma estratégia da marca que tem o objetivo de deixar ela mais conhecida (ou reconhecida) para um público. Para alcançar essa meta, são utilizados diversos recursos de comunicação, como identidade visual, logotipo, nome, posicionamento, estratégias online, comunicação integrada e muito mais.

Sendo assim, um rebranding utiliza essa mesma estratégia para atingir seu objetivo, que por sua vez, ainda é o de fazer com que uma marca grude na cabeça de seus consumidores. E para realizar isso, a palavra de ordem é uma só: reinvenção.

Para mostrar um pouco sobre isso na prática, a Academia da Marca vai contar para você sobre o case de Simple Singular Energy.

Nesse case, você vai ver como a agência não só realizou um belo trabalho de rebranding, mas também conseguir o feito de alcançar uma reinvenção!

Quem é a Simple Energy?

Empresa que atua no setor de Mercado Livre de Energia, a Simple Energy (é assim que ela se chamava antes do rebranding) é uma gestora, comercializadora, mediadora e moderadora que compra e vende energia elétrica.

Dentro deste universo, a empresa se destaca pela simplicidade que ela atua para descomplicar processos dessa área, além de sempre buscar e manter uma relação próxima com seus clientes.

Sendo assim, a ideia é sempre ser uma parceira de energia do cliente para assim, ser também uma extensão de sua empresa.

O cenário antes do rebranding

Em resumo, o Mercado Livre de Energia é um setor muito “padrão”. Ou seja, as empresas que dele fazem parte não só costumam não só oferecer soluções parecidas, mas também não se posicionam de uma forma que destaque de forma clara seus diferenciais.

Logo, as empresas acabam sendo muito iguais, o que se torna um problema.

A Simple Energy sentiu a necessidade de mostrar seus diferenciais de atuação de uma forma singular. A ideia era justamente destacar a empresa perante suas concorrentes e mostrar a seu público que ela é uma empresa diferenciada no setor.

Sendo assim, a empresa procurou a Academia da Marca para que a agência pudesse ajudá-la a achar meios para alcançar esse objetivo.

E foi neste momento que entrou o rebranding.

Entendendo a essência da Simple Energy

Para ajudar a Simple Energy a atingir o objetivo de se diferenciar no mercado, a Academia da Marca apostou no rebranding.

Mas antes de colocar a mão na massa, o que fizemos foi justamente entender qual era a essência da Simple Energy e o que a tornava singular no mercado.

Painel Simple Singular Energy

Resultado singular: compreender toda a essência singular da Simple foi essencial para esse trabalho de rebranging (Crédito: Academia da Marca)

Para isso, realizamos um trabalho de entrevista estratégica, o que nos permitiu entender com clareza quem era a empresa, seu ramo de atuação e quais eram seus diferenciais.

Depois deste trabalho, partimos para a consolidação de todo esse material em um planejamento estratégico que por sua vez, nos permitiu não só compreender os diferenciais da Simple Energy, mas também entender qual era a melhor forma deles serem trabalhados.

Entendemos que a empresa tinha a postura de atuar e tratar cada cliente como único. Afinal, um de seus objetivos é justamente criar um relacionamento singular com cada um.

Além disso, também ficou claro para nós que através dessa postura, a Simple Energy tem a capacidade de entender individualmente a necessidade de cada cliente para assim, oferecer exatamente o que ele precisa.

Por fim, toda essa forma de atuação resulta em uma empresa que busca a todo momento atuar de forma simplificada. O objetivo? Descomplicar todo e qualquer processo existente no Mercado Livre de Energia.

Com tudo isso bem claro em nossas mentes, definimos então qual seria a estratégia de rebranding que iríamos seguir, tudo para destacar a Simple Energy no mercado.

Essência da Simple + trabalho da Academia da Marca = rebranding

O primeiro passo foi deixar claro esses diferenciais tão singulares no nome da empresa. Sendo assim, acrescentamos ao nome da Simple Energy a palavra “Singular”, mudando assim o nome da empresa para Simple Singular Energy.

Depois disso, consolidamos o “Singular Energy” não só como parte do nome da empresa, mas também seu posicionamento de mercado. Afinal, por sua forma de atuação única no setor, nada mais coerente e estratégico deixar esse diferencia claro no nome e posicionamento da empresa.

Rebranding cartõs Simple Singular Energy

No rebranding de Simple Singular Energy, captamos toda a essência da empresa para mostrar a energia singular que ela tem (Crédito: Academia da Marca)

Em seguida, foi a vez de trabalhar toda identidade visual da empresa. Isso significa que, baseado no novo posicionamento da empresa, criamos um logotipo e escolhemos as cores desta nova identidade visual. A ideia era que todos esses elementos fossem ao encontro deste novo momento da empresa.

Com uma nova forma de identidade visual, pudemos então trabalhar todo o material de papelaria da Simple. Além disso, trabalhamos outros materiais de divulgação e ambientação da empresa.

Por fim, consolidamos todo rebranding da empresa em um novo site, que por sua vez, seria a peça principal que garantiria o sucesso em destacar a Simple Singular Energy no mercado.

Lançamento e resultados

Com tudo pronto, para que o rebranding de Simple tivesse o devido “barulho” no setor, fizemos uma grande campanha de lançamento.

Em resumo, ela foi composta por peças online como posts nas redes sociais e um vídeo de lançamento.

No entanto, também apostamos em uma palestra presencial feita pelo Thiago Shimada, CEO da própria Academia da Marca, para contar aos colaboradores da empresa como seria esse novo momento da Simple.

O lançamento do rebranding da Simple foi um sucesso. Sendo no presencial ou no mundo virtual, a proposta elaborada pela Academia da Marca para mostrar os diferenciais da empresa foi muito aceita!

Para a Simple, a sensação que ficou foi de satisfação. Afinal, com esse rebranding, pudemos mostrar que o caminho para alguém se diferenciar é pegar carona em suas próprias singularidades. Dessa forma, é possível reinventar não só no mercado, mas sua própria história!

Related Posts
0 COMENTÁRIOS
DEIXE UMA RESPOSTA