Como ajudamos o Grupo Inova vender muito mais

Grupo Inova para vender muito mais

Sabe aquele dito popular que fala que “um é pouco, dois é bom e três é demais”? Pois bem, talvez essa expressão seja perfeita para contarmos para você sobre como ajudamos o Grupo Inova a vender muito mais.

Vender muito mais é sempre o que qualquer empresa busca. Afinal, é através disso que os resultados que ela precisa para crescer, se desenvolver e prosperar chegam.

No entanto, dentro do mercado de joias, onde os produtos trabalhados possuem um valor agregado diferente, as coisas são ainda mais “selvagens”. Isso porque neste setor, existem grandes empresas que colocam toda sua forma de inovar em joias que devem seduzir joalheiros e consumidores finais.

Sendo assim, é fundamental que a empresa que quer vender muito mais neste segmento precisa ter um posicionamento claro, que transpareça com clareza o que ela tem de diferencial para conquistar seu público. Logo, se ela tiver algum ruído para se comunicar com sua persona, os resultados com venda, em resumo, vão ser prejudicados sim.

E foi praticamente isso que estava acontecendo com o Grupo Inova. Em síntese, a empresa era dividida em 3 marcas que não se conversavam, eram conflitantes e concorrentes entre si, mesmo fazendo parte da mesma empresa.

A seguir, vamos contar neste case como ajudamos o Grupo Inova a vender muito mais ao juntar as 3 marcas na mesma visão e objetivo. Dessa forma, de quebra, você vai entender que quando o assunto é vender muito mais, pode apostar: um é pouco, dois é bom, mas três é ainda melhor!

Conhecendo o Grupo Inova antes de vender muito mais

Pertencente à indústria do mercado joalheiro, o Grupo Inova é uma empresa que utiliza tecnologia para criar joias que tragam vendas aos joalheiros em forma de vendas.

Junção de empresa para vender muito mais

Para vender muito mais, o Grupo Inova só tinha um caminho: juntar todas as suas marcas e virar uma empresa só (Crédito: shutterstock)

Quando o Grupo Inova chegou na Academia da Marca, eles constavam entre as 10 maiores indústrias brasileiras do ramo joalheiro. No entanto, a empresa tinha ambições de ganhar posições neste ranking por intermédio de vender muito mais.

Por isso, nossa história com o Grupo Inova começou com uma ação pontual. Ou seja, a empresa queria apenas uma ação de campanha de incentivo de vendas, trabalho esse que foi feito.

Com esta ação, conseguimos trazer à empresa um resultado de incremento de 20% no faturamento, o que deixou os empreendedores do Grupo Inova muito felizes.

E foi neste trabalho que encontramos uma oportunidade de ouro que, de fato, faria a empresa vender muito mais para alcançar um novo patamar dentro do mercado!

Três marcas, nenhuma união

No trabalho pontual de campanha de incentivo que fizemos para o Grupo Inova, em resumo, percebemos que os produtos da empresa eram trabalhados como 3 marcas independentes: Nuova, Maeve e Dell.

Esta divisão trazia dois problemas claros à empresa.

O primeiro dizia respeito à comunicação para o mercado. Ela não surtia o efeito necessário para gerar resultados condizentes com o potencial dos produtos. O motivo? O setor não reconhecia o Grupo Inova como uma marca única.

O segundo é que como as marcas não trabalhavam juntas, era como se cada uma fosse uma empresa dentro de apenas uma, trabalhando de um jeito independente. Ou seja, elas tinham time de produção, comercial e empreendedores atuando de formas separadas.

Essa oportunidade foi identificada e informada por nós ao Grupo Inova. Afinal, nós tínhamos uma chance e tanta de fazer não só a empresa subir no ranking de mercado, mas também atingir um novo nível de sua história ao vender muito mais.

No entanto, teríamos que fazer um trabalho grande de ReBranding, tudo para ressignificar a marca do Grupo Inova. E isso motivou eles a avançarem em um projeto conosco que iria reestruturar toda a marca para apresentá-la ao mercado.

União para alavancar mais vendas

O mercado joalheiro é muito tradicional, característica essa que recaí em cima das empresas que fazem parte dele. No entanto, quando a inovação faz parte do DNA da empresa como é o caso do Grupo Inova, essa é a oportunidade perfeita justamente para inovar!

Grupo Inova unindo todas as suas marca

A união faz a força: o Grupo Inova juntou todas as usas marcas para vender muito mais (Crédito: Academia da Marca)

E foi nela que atacamos com uma visão de oportunidade futura daquilo que poderia a vir ser o nosso posicionamento para atuar diretamente na dor da empresa.

Diante desse cenário, identificamos uma oportunidade de implementar um processo de Branding que permitisse a criação de uma identidade unificada, com um posicionamento impactante no mercado.

Foi assim que transformamos as 3 marcas em apenas uma: o Grupo Inova.

Dessa forma, o Grupo Inova seria uma espécie de “marca mãe”. Ou seja, ela iria reunir todas as outras 3 marcas da empresa que, juntas, passariam uma só mensagem ao mercado: inovação.

Por fim, as marcas se tornariam linhas de produtos que atendem categorias e personas específicas.

Vender muito mais com um novo Branding

Com esse entendimento, partimos para parte prática da coisa. Dessa forma, nós fizemos:

  • Todo o posicionamento de marca em todo o material da empresa (site, papelaria, redes sociais);
  • Criamos linhas de produtos específicas para designs conceituais desenhados especificamente para eles;
  • Um material de comunicação diferenciado.

O material foi apresentado em uma campanha de incentivo de vendas para o time de vendas, ação essa que pela primeira vez na história da empresa, unificou todo o time de vendas.

Nessa versão, a performance individual ainda contava, mas a maior parte da remuneração se dava de forma coletiva, ou seja, quando o grupo todo atingia tal marca junto. E essa ação passou ao time uma mensagem muito forte de união.

O lançamento de uma empresa para vender muito mais

Para o lançamento do “novo” Grupo Inova, escolhemos a maior e mais representativa feira de joias da América Latina: a Feninjer.

Nela, criamos um stand temático, fugindo dos padrões da feira, junto a uma campanha de incentivo para a força de vendas e uma iniciativa junto ao time de design da empresa a fim de contribuir com a criatividade e a inovação em cada lançamento de coleção.

Cartão de visitas Grupo Inova

Sob o nome Grupo Inova, a empresa se posicionou de forma única no mercado de joias (Crédito: Academia da Marca)

Quando lançamos essas novidades com todo o branding, comunicação, posicionamento novo e linha nova na Feninjer, resultados incríveis aconteceram naquele ano.

Conseguimos imprimir 72% de incremento na feira comparado ao ano interior, além de 45% no faturamento do negócio!

Esse resultado foi muito importante devido à crise financeira que o País enfrentou nos anos seguintes. Com ele, os empreendedores tiveram que comprar uma nova fábrica para dar vazão a toda demanda conseguida no lançamento.

Isso fez com que o Grupo Inova se mantivesse sólido financeiramente, preparado e capitalizado não só para entregar aquilo que eles prometeram ao mercado, mas também para crescer, adquirindo novas máquinas e equipamentos.

Vender muito mais é o futuro

Ao longo de 7 anos de parceria com o Grupo Inova, a empresa não é apenas integrante do Top 05 de indústrias do mercado joalheiro. Hoje, ela é Top 3 em tamanho de indústria brasileira e Top 1 em tecnologia!

Esse é o verdadeiro poder de um Branding para uma marca se diferenciar e se posicionar no mercado, trazendo resultado para ela.

Viu como três é demais quando o assunto é vender muito mais?

 

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