Da pandemia para o mundo virtual: o site do Grupo Inova

Grupo inova no mundo virtual: o site da empresa

A pandemia do Coronavírus trouxe muitas mudanças para a humanidade. Aprendemos a nos comunicar melhor, trabalhar de um jeito diferente, olhar para o próximo com mais empatia e dar mais valor a coisas que consideramos essenciais para nossas vidas. No entanto, o que a pandemia mais trouxe foi uma relação diferente com o mundo virtual.

Durante os dias em que todos tivemos que praticar o isolamento social, a internet virou nossa melhor amiga. Na impossibilidade de nos encontrarmos presencialmente, aplicativos como Teams, Zoom, WhatsApp, FaceTime e tantos outros invadiram nosso dia a dia e possibilitando nos encontrarmos no mundo virtual.

Dentro deste contexto, as empresas também aprenderam a se reinventar, usando os artifícios do mundo virtual a favor de seus negócios. E uma das principais ferramentas foram justamente os sites, que ganharam uma relevância ainda maior nesse “novo normal”.

É para falar sobre isso é que a Academia da Marca traz esse case do Grupo Inova, que utilizou o cenário da pandemia para se reinventar através de um site.

E pode apostar: por mais que uma situação seja ruim (no caso, a pandemia), ainda é possível ver um novo mundo (virtual e real) se abrir após essa tempestade passar!

Contando quem é o Grupo Inova

Pertencente à indústria do mercado joalheiro, o Grupo Inova é uma empresa que utiliza tecnologia para criar joias que tragam vendas aos joalheiros em forma de vendas.

Atualmente, a empresa está presente nas principais e mais notórias revistas e catálogos joalheiros do Brasil. Isso a faz ser considerada pelo mercado a número 1 em tecnologia e inovação na produção de joias em ouro.

Todo esse diferencial da empresa é visto e colocado no mercado não só por seus produtos, mas naquele que é considerado o maior palco do setor joalheiro: a FENINJER.

Maior feira do mercado de joias, a FENINJER é realizada anualmente justamente com o intuito de mostrar ao segmento todas as novidades do setor.

No entanto, tanto os planos do Grupo Inova quanto da FENINJER foram por água abaixo em 2020. Afinal, ninguém contava com um pequeno detalhe: a Covid-19.

O cenário de pandemia para a FENINJER

Grupo Inova no mundo virtual: site no celular

Criar um novo site foi o caminho que achamos para apresentar as novidades do Grupo Inova na pandemia (Crédito: Academia da Marca)

Com o advento do Coronavírus, o mundo entrou em pandemia que, por sua vez, contou com o isolamento social como uma das principais medidas para freá-la. Sendo assim, muitos setores tiveram sua rotina afetada como o de eventos, que contou com diversos cancelamentos por conta dessa situação.

Neste contexto, a FENINJER também foi afetada. Mas não só ela. Todo o setor no qual ela representa também sofreu. Afinal, sem o maior evento do segmento, as empresas expositoras não poderiam apresentar as novidades ao mercado. E essa condição obviamente afetou também o Grupo Inova.

Para tentar superar essa condição, a direção da FENINJER abraçou a tendência da pandemia: o mundo virtual. Ou seja, o evento se moldou para que assim, ele pudesse acontecer, porém, totalmente online.

Em resumo, ia FENINJER mudaria seu formato para uma edição feita através de um tour virtual pelo evento. Porém, para que a empresa expositora pudesse participar, ela precisaria ter um site próprio. Só assim a organização do evento poderia liberar a tour virtual no site das próprias companhias para que o visitante pudesse conhecer suas novidades.

Foi nesse cenário que o Grupo Inova viu uma situação desfavorável para ele, pois a empresa não poderia participar desse novo formato da FENINJER. O motivo? Ela não possuía um site que possibilitasse esse tipo de recurso.

Sendo assim, a Academia da Marca pôde oferecer a solução que não só devolveria o Grupo Inova à FENINJER, mas também apresentaria a empresa o mundo virtual: um novo site.

Construindo o site do Grupo Inova

Com esse desafio em mãos, a Academia da Marca partiu para a construção de um site novo. Nele, o visitante da FENINJER teria a chance de realizar um tour virtual e conhecer as novidades da empresa.

Site do Grupo Inova no tablet

Disponível em todos dispositivos, 0 novo site do Grupo Inova proporcionou ao visitante uma tour virtual (Crédito: Academia da Marca)

Dessa forma, o primeiro passo foi realizar o que chamamos de sitemap, que como o nome sugere, é o “mapa do site”. Nele, definimos quantas e quais eram as seções do portal.

Após isso, a Academia da Marca definiu qual seria o template que o site usaria, sempre respeitando as regras de usabilidade.

Aprovada essa parte, fizemos então o conteúdo de todo o site com base no que cada seção pedia. Em seguida, realizamos os assets – recursos que complementam o conteúdo dos websites, como scripts, fontes e imagens.

Só depois de todas essas etapas é que finalmente, o site do Grupo Inova pôde ser programado para definitivamente colocar a empresa no mundo virtual.

Site pronto e resultados

Em resumo, o website concluído permitiu com que a Academia da Marca ajudasse o Grupo Inova a atingir seu objetivo. Ou seja, participar da FENINJER e proporcionar que o visitante, através de um tour virtual, conhecesse as novidades da empresa.

O resultado do site foi tão espetacular e satisfatório que ele se tornou o mais novo portal de vendas do Grupo Inova. Isso permitiu com que a empresa ampliasse seu alcance no mundo virtual, que tivesse mais contato com seus clientes e reverberasse todos os diferenciais que a fizeram ser a número 1 no mercado.

Veja o resultado do site do Grupo Inova neste link: http://grupoinovajoias.com.br/

Related Posts
0 COMENTÁRIOS
DEIXE UMA RESPOSTA